Bloqueio orçamentário continua prejudicando institutos – Instituto Federal do Paraná

Bloqueio orçamentário continua prejudicando institutos

A imagem contém o texto "Nota oficial", seguida da marca do IFPR.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) vem a público reiterar seu posicionamento sobre o bloqueio no orçamento dos institutos e universidades federais, tendo em vista que parte considerável dos recursos necessários para o funcionamento dessas instituições continuam bloqueados.

Tal situação teve início no dia 27 de maio, quando o Governo anunciou um bloqueio linear de 14,5% – no caso do IFPR, isso correspondia a R$ 10,35 milhões.

Na sexta-feira (3), após reação das instituições e da sociedade, foi anunciado que o bloqueio de 14,5% será reduzido pela metade, mas, ainda assim, continua prejudicial, atrasando ou impedindo a plena execução das atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação em nossos 26 campi e gerando incertezas.

Cabe ressaltar que esses valores fazem parte do orçamento aprovado e sancionado para o ano de 2022, isto é, são absolutamente necessários para que a instituição funcione conforme o planejamento institucional, construído com base na Lei Orçamentária Anual (LOA 2022).

Temos trabalhado incansavelmente para proporcionar à comunidade uma Educação pública, gratuita e de qualidade, socialmente referenciada, porém os cortes, bloqueios ou reduções de investimentos dificultam a construção do país que queremos, onde caibam todos e onde seja possível viver em paz e viver a paz, um lugar livre, justo e democrático, conforme preconiza a Constituição Federal de 1988.

Por esse motivo, nosso pleito é simples: esperamos que a LOA seja respeitada e que a totalidade do orçamento seja desbloqueada o quanto antes.

Temos procurado os parlamentares do Paraná para atuarem conosco nesta causa e convidamos a sociedade a hastear, conosco, a bandeira da defesa da Educação. Pedimos às autoridades que conduzem o país que repensem seus conceitos a respeito da dimensão estratégica, material e simbólica, da Educação para um país que precisa se desenvolver.

Odacir Antonio Zanatta. Reitor do IFPR.