Bibliotecas do IFPR implantam Sistema Pergamum – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Bibliotecas do IFPR implantam Sistema Pergamum

Publicado em

Copiado!

Neste mês de fevereiro, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) implanta o Sistema Integrado de Bibliotecas Pergamum. O objetivo é unificar os acervos da instituição, oferecendo uma série de benefícios à comunidade acadêmica e modernizando a gestão do Sistema de Bibliotecas do IFPR (Sibi-IFPR).  Durante a próxima semana, bibliotecários e auxiliares de biblioteca de todo o Instituto participam de um treinamento para a utilização do Pergamum.

O encontro será realizado em Curitiba, no prédio da Reitoria. De segunda (7) a quarta (10), os bibliotecários de todo o Instituto estarão presentes. Na quinta e sexta-feira, os auxiliares também serão capacitados para a utilização do software e aplicação dos princípios e normas catalográficas do Sistema Pergamum, que é considerado o maior sistema de bibliotecas do país.

Este é um momento importante para o Sibi-IFPR. Em breve será possível consultar os acervos do Instituto, além de fazer reservas e renovações pela internet.

Visita à UFPR Litoral
Na quinta-feira (10), os bibliotecários e auxiliares de biblioteca do IFPR visitam o Campus da UFPR Litoral, em Matinhos. Eles irão conhecer as ações pedagógicas desenvolvidas pelos bibliotecários da Universidade no Litoral, que são voltadas à inclusão e desenvolvimento tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade litorânea.

A seguir, o cronograma de atividades da primeira fase de implantação do Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas no Sibi-IFPR:

Segunda
Apresentação do sistema
Módulo Consulta;
Módulo Catalogação – monografias;
Validação da base

Terça
Módulo Parâmetros;
Módulo Catalogação — monografias, analíticas e periódicos;
Módulo Catalogação – Autoridades;

Quarta
Cadastro de usuários na Rede Pergamum;
Importação bibliográfico / autoridade;
Módulo Relatórios
Módulo Usuários -Unidade Organizacional
Módulo Parâmetros — CNPQ, Área de conhecimento;
Módulo Diversos — Manutenção / Dados;

Quinta
Módulo Circulação;
Módulo Usuários;
Módulo Diversos – coleta de dados
Etiquetas
Limpeza da base de empréstimo;

Sexta
Acompanhamento de empréstimo;
Revisão e dúvidas.

Leia mais:

Conheça o Sistema Integrado de Bibliotecas Pergamum.

Topo