Aula inaugural do Campus Londrina reúne autoridades – Instituto Federal do Paraná

Aula inaugural do Campus Londrina reúne autoridades

A aula inaugural do Campus Londrina do Instituto Federal do Paraná (IFPR), realizada nesta segunda, dia 03, reuniu o prefeito municipal, Homero Barbosa Neto, o presidente da Câmara de Vereadores, Padre Roque, o deputado federal Alex Canziani, o reitor da UEL, Wilmar Marçal, além de representantes de entidades, vereadores e dirigentes do Instituto Federal do Paraná.

Proferida pelo reitor do IFPR, Alipio Leal, a aula inaugural deu início ao primeiro semestre letivo para 160 novos alunos dos cursos de Prótese Odontológica, Massoterapia, Enfermagem, Saúde Bucal e Informática. Em sua fala o reitor enfatizou a importância do ensino de qualidade e convocou todos os alunos a ajudarem na formação e constante melhora do Instituto Federal.

O Campus Londrina foi criado para atender prioritariamente cursos da área de saúde, que é uma vocação do município e atende o objetivo do Instituto de trabalhar de acordo com os Arranjos Produtivos Locais. O diretor do campus, Gilson de Lima Moraes, conta que a expectativa nos próximos anos é ampliar a capacidade para 1000 a 1200 estudantes. “Londrina tem demanda e potencial para receber este campus. Contamos com o apoio de toda comunidade para debater a criação de novos cursos e realizar esta expansão”, afirma.

IFPR
Criado a partir da lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), terá até 2010 oito campi, nas cidades de Curitiba, Paranaguá, Umuarama, Paranavaí, Telemaco Borba, Jacarezinho, Foz do Iguaçu e Londrina, com 8 mil vagas presenciais. Das oito unidades quatro já estão em funcionamento (Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu e Londrina).

O diferencial dos Institutos Federais é o desenho curricular, cuja proposta político-pedagógica possibilita a oferta de todos os níveis de ensino, desde educação básica, principalmente em cursos de ensino médio integrado à educação profissional, até ensino técnico geral. Farão parte do Instituto também cursos superiores de tecnologia; licenciatura e bacharelado e programas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), além da formação continuada de trabalhadores.