Assis Chateaubriand terá unidade do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Assis Chateaubriand terá unidade do IFPR

O ministro da educação Fernando Haddad recebeu na última semana uma comitiva da cidade de Assis Chateaubriand para entrega do Termo de Compromisso com pedido de autorização para uma unidade do Instituto Federal do Paraná no município. Além do ministro estavam presentes o secretário de educação profissional e tecnológica Eliezer Pacheco, a prefeita de Assis, Dalila José Melo, deputados que atuam na região, empresários e o pró-reitor de Administração e Infraestrutura do IFPR, Paulo Yamamoto.

O documento apresentou uma estratégia elaborada que contou com total ajuda da comunidade e de empresas de toda a

microrregião, composta por 12 municípios. Essa equipe multidisciplinar conseguiu a doação do terreno onde será o IFPR, veículos, computadores, impressoras, carteiras escolares, entre outros. De acordo com a prefeitura de Assis Chateaubriand, cerca de 60% de todo o empresariado da região se comprometeu a contribuir com a instalação do IFPR na cidade.

“Essa ação demonstra a postura do IFPR, que tem buscado ampliar a oferta de unidades no Paraná. Este projeto bem apresentado pela prefeitura é um exemplo do trabalho que estamos realizando e em breve teremos a construção de uma unidade em Assis”, afirma Alipio Leal, reitor do IFPR. O Instituto Federal se comprometeu a destinar servidores e professores – que estarão ligados ao Campus Umuarama – para iniciar as aulas, o que deve acontecer em 2011.

Com a aprovação do MEC, os próximos passos serão a conclusão do projeto de engenharia, que deve acontecer até o final deste ano, e a licitação da obra que deve ocorrer no início de 2010. A expectativa agora é que a unidade de Assis se torne um Campus do IFPR.