Relatório dos NACs é publicado e novo Portal das Artes é lançado – Instituto Federal do Paraná

Relatório dos NACs é publicado e novo Portal das Artes é lançado

O Portal é acessível pelo menu lateral da página do IFPR ou diretamente pelo endereço https://reitoria.ifpr.edu.br/portal-das-artes/
O Portal é acessível pelo menu lateral da página do IFPR ou diretamente pelo endereço https://ifpr.edu.br/portal-das-artes/

Foi publicado o Relatório das Atividades dos Núcleos de Arte e Cultura (NACs), referente ao período de 2018-2019. O documento está disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI!)

Além disso, também já está acessível o novo Portal das Artes do IFPR, página que reúne as informações relacionadas a ações de Arte e Cultura na instituição.

O Observatório das Artes do IFPR agora se chama Portal das Artes do IFPR

NACs

Os NACs do IFPR têm o papel institucional de fomentar a formação, a difusão e a articulação da produção artístico-cultural do IFPR, assessorando a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proeppi) na gestão da política cultural do Instituto e contribuindo para a memória e a preservação de seu patrimônio cultural.

Os NACs tornaram-se referência na gestão da política cultural da instituição e contribuem significativamente para a educação integral da comunidade acadêmica, bem como para a memória e a preservação do patrimônio cultural, tanto institucional quanto dos locais onde o IFPR está presente.

Os núcleos estão vinculados à Proeppi, por meio da Diretoria de Extensão, Arte e Cultura (Diext) e são constituídos pelos docentes da área de Arte, técnicos, estudantes e membros da comunidade externa.

O relatóriopublicado nesta semana destaca a importância dos NACs para a concretização das políticas institucionais de Arte e de Cultura no âmbito do IFPR. Os dados contidos no documento se referem aos anos de 2018 e 2019.

Portal das Artes

O Portal das Artes do IFPR é resultado do projeto de pesquisa: “Arte e Cultura no IFPR: uma perspectiva de otimizar a aprendizagem e as relações humanas na Educação Profissional e Tecnológica”, iniciado em 2016, sob a coordenação da servidora Luciana Milcarek, lotada no Campus Campo Largo.

A partir do mapeamento cultural realizado pelo projeto, criou-se um espaço virtual de divulgação, visando contribuir para a formação de mediadores culturais capazes de fomentar e planejar projetos artísticos e culturais. Esse espaço se chamava “Observatório das Artes do IFPR”. Dada a relevância desse espaço, neste ano de 2020 o nome foi mudado para “Portal das Artes do IFPR”.

Esse espaço atende à Resolução 69, de 13 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a Regulamentação dos NACs do IFPR. As atualizações são realizadas anualmente, com o envio dos dados pelos representantes dos NACs dos campi.