Ampliado o prazo para inscrição no Processo Seletivo do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Ampliado o prazo para inscrição no Processo Seletivo do IFPR

Foi prorrogado, até 09 de setembro de 2018, o prazo para que os candidatos se inscrevam para concorrer a uma das mais de 6 mil vagas gratuitas do Processo Seletivo IFPR 2019.

A taxa de inscrição de R$ 50,00 também foi prorrogada e poderá ser paga até o dia 10 de setembro. Para quem deseja pagar até o dia 10, o candidato deverá acessar o sistema e imprimir novamente o boleto. Nessa nova impressão, continuará constando o vencimento em 28/08/2018, porém no campo das observações constará a informação: não receber após 10/09/2018, podendo ser efetuado o pagamento até esta data.

Para 2019 são ofertadas 3.685 vagas em 38 cursos técnicos de nível médio e 2.403 em 37 cursos de nível superior, presenciais, distribuídas em 24 cidades do Paraná.

Do total de vagas ofertadas pelo Instituto Federal do Paraná, 80% são destinadas a cotas de inclusão social e 20% à ampla concorrência.

Cursos

Todos os cursos técnicos e superiores oferecidos pelo Instituto Federal do Paraná são gratuitos (não há cobrança de mensalidade) e estão distribuídos em 25 campi, estrategicamente situados em todas as regiões do estado.

Inscrições

Após realizar a inscrição pela página da Funtef, organizadora do certame, o candidato deve gerar Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa de inscrição de R$ 50,00 na rede bancária até o dia 10 de setembro de 2018.

Para realizarem inscrição, os candidatos que não têm acesso à internet poderão se dirigir a um dos campi do IFPR, de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 17h, no período destinado às inscrições. O endereço dos campi encontram-se na página virtual do Instituto Federal do Paraná.

Provas

As provas serão aplicadas simultaneamente, em uma única fase, no dia 14 de outubro de 2018, das 14h às 18h. Os candidatos somente poderão realizar a prova na cidade que oferta os cursos para os quais efetuaram a inscrição.

Para os cursos de nível médio, as provas serão aplicadas nas cidades de Assis Chateaubriand, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Quedas do Iguaçu, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Para os superiores, a aplicação das provas será realizada simultaneamente em Assis Chateaubriand, Capanema, Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pitanga, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

O conteúdo programático para as provas dos processos seletivos encontra-se nos editais.

Editais

Os Editais que regem o Processo Seletivo 2019, estão disponíveis para consulta na página da funtef. Visando à inclusão de candidatos surdos, a  íntegra dos editais também está disponível em libras (língua brasileira de sinais).

Interessados podem encontrar mais informações sobre o Processo Seletivo na página do facebook e através do Canal no Youtube – Conexão IFPR.