Agência de Inovação registra 75 novos pedidos de proteção de propriedade intelectual – Instituto Federal do Paraná

#SomosTodosEducadores

Agência de Inovação registra 75 novos pedidos de proteção de propriedade intelectual

Publicado em

Copiado!
Imagem ilustrativa colorida que mostra um caderno aberto. Em uma das folhas, há uma lâmpada desenhada. Sobre o desenho, está uma folha de papel azul amassada.
Agência de Inovação registra 75 novos pedidos de proteção de propriedade intelectual

A Agência de Inovação do IFPR (Agif) registrou, nos últimos meses, 75 novos pedidos de proteção de propriedade intelectual, oriundos do trabalho de inovação e empreendedorismo desenvolvido por alunos e professores do Instituto. São 46 pedidos de patentes, 27 pedidos de registros de programas de computadores e 02 de registro de marca.Em pouco mais de um ano de criação, com o apoio dos campi, a Agif tem propiciado números promissores para o IFPR ao regular o fluxo e promover os pedidos de proteção da propriedade intelectual do Instituto.

Segundo Tadeu Pabis Junior, coordenador da Proteção da Propriedade Intelectual e Novas Tecnologias, que atua na Agif, na prática, o estudante aprende por meio do desenvolvimento de uma solução inovadora, estabelecendo a necessária articulação entre prática e teoria e a aplicação de seu conhecimento, de modo que possa apresentar algo inédito e útil para a sociedade.

“Para ter direitos previstos em lei e normas internas sobre a sua propriedade intelectual, muitas vezes é necessário protegê-la, ou seja, pedir a patente ou registro no órgão oficial do Brasil, que é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Com um pedido de proteção de propriedade intelectual feito através da Agif, o estudante tem a valorização de seus estudos, de seu trabalho e ainda pode ver sua criação ser utilizada pela sociedade, e caso haja o que se chama de transferência de tecnologia, há possibilidade de auferir recursos ou criar a sua própria empresa. Para que isso ocorra, é importante que sua criação esteja protegida. Desta forma, tanto o estudante quanto seus docentes orientadores e o próprio IFPR podem obter reconhecimento e possibilidade de retorno financeiro”, destaca Tadeu.

Submissão de projetos para proteção intelectual

A submissão de um projeto para proteção de propriedade intelectual pode ser feita no site do IFPR, na aba da Agência de Inovação sobre Propriedade Intelectual, destacada na página da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi).

O trâmite para a submissão se dá através dos NITs dos campi, que enviam inicialmente um pedido de parecer sobre a possibilidade de a AGIF dar continuidade com o pedido de proteção da propriedade intelectual.

Os requisitos de patenteabilidade estão previstos na lei de propriedade industrial e as normativas do Inpi para depósito de patentes ou registro de marcas, programas de computadores e outros.

IFPR em ranking internacional

Em suma, os números de pedidos de patentes e certificados de registro de propriedade intelectual já emitidos pelo INPI contribuíram para que o IFPR passasse a figurar no ranking internacional das melhores instituições da América Latina, segundo o QS World University Rankings, ocupando a posição nº 351. O QS World University Rankings é uma das três classificações internacionais de universidades mais influentes e amplamente observadas, juntamente com o Times Higher Education World University Rankings e a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais pela Quacquarelli Symonds (QS), do Reino Unido.

Os resultados apresentados evidenciam a excelência do IFPR no tocante ao cumprimento de suas atribuições legais, produzindo resultados para a sociedade, em especial para os locais e regiões onde os campi se inserem.

Para saber mais, acesse a página da Agência de Inovação do IFPR (Agif).

Topo