Acompanhe as atividades que celebram o Dia da Consciência Negra nos campi – Instituto Federal do Paraná

Neabi

Acompanhe as atividades que celebram o Dia da Consciência Negra nos campi

Publicado em

Copiado!

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no Brasil nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFPR realiza eventos nos campi, direcionados à comunidade acadêmica e também à comunidade externa.

As atividades se concentram nesta semana, mas há também algumas previstas para o fim do mês, e ainda é possível acompanhá-las. Confira a agenda nesta notícia!

Campus Campo Largo

Nesta semana, entre os dias 16 e 20 de novembro, o Neabi Campo Largo realiza a II Semana de Estudo Afro-brasileiros e Indígenas – Tempos de Resistência. Na programação, estão previstas palestras, cine-debates, mostra de vídeos de poesias e exibição de clipes musicais. A transmissão das atividades do evento ocorrem pelo canal Neabi Campo Largo, no período da tarde e da noite, em horários variados, no YouTube. Por isso, recomenda-se conferir a programação e mais informações nesta notícia.

Campus Avançado Coronel Vivida

Semanalmente durante todo o mês de novembro, o Neabi Coronel Vivida realiza transmissões do I Ciclo Virtual de Diálogos em Letras e Artes: estudos decoloniais. O evento acontece nos dias 06, 13, 20 e 27 de novembro, às 16h, por meio do Google Meet. Ainda é possível realizar a inscrição para participar das próximas conversas, nos dias 20 e 27. Mais informações podem ser encontradas na notícia.

Campus Capanema

Nesta quarta-feira (18), o Campus Capanema realiza o lançamento regional do Neabi Capanema, com a finalidade de iniciar um debate com a comunidade local e regional sobre o tema. Dentre as atividades previstas, está o lançamento de um formulário de consulta sobre temas, períodos e turnos dos debates a serem realizados no período de um ano a partir da data do evento.

Entre os convidados a apresentar o evento estão a professora Josiane Junia Facundo de Almeida, do IFPR, a professora Rita de Cássia dos Santos Lima, do município de Planalto, e a professora Eline Souza Barbosa, de Realeza. O evento será transmitido por meio da página no Facebook do Campus Capanema (@IFPRCAPANEMA) e do canal IFPR Campus Capanema (https://www.youtube.com/channel/UCAHjeWSsUim80jvu4mRXeww), no YouTube.

Campus Curitiba

O projeto de extensão Diálogos Interraciais realiza encontros virtuais nos dias 16, 18, 23 e 25, para discutir assuntos como o racismo no Brasil, posicionamento antirracista, empoderamento da população negra e branquidade crítica. As atividades são realizadas em conjunto com o Instituto Aurora, o Neabi Curitiba e a Associação Brasileira de Psicologia Social. O projeto tem como objetivo oportunizar um espaço saudável de diálogo e construção de conhecimento sobre estes temas. Todas as pessoas podem participar das conversas. As inscrições para os eventos que ainda vão acontecer podem ser feitas neste link.

Campus Foz do Iguaçu

O Campus Foz do Iguaçu integra a programação da 10ª Semana da Consciência Negra, promovida pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), entre os dias 09 e 30 de novembro. O evento inclui apresentação de trabalhos e webseminários temáticos dedicados à reflexão sobre a inserção dos negros e dos povos originários na sociedade brasileira, à consciência histórica africana e sua influência na formação social, histórica, linguística, religiosa, gastronômica e cultural do nosso país e, em geral, nas Américas.

Nesta notícia você confere as oficinas e mesas-redondas das quais os professores do campus participam.

Campus Irati

Nestas quinta (19) e sexta (20), a partir das 17h, o Neabi Irati realiza o evento “Diálogos Pretos”, em alusão ao mês da consciência negra. A proposta do evento é trazer o diálogo a respeito do tema, de modo diversificado, rico e participativo, para além da comunidade acadêmica da Instituição. A programação proposta contempla a participação de convidados envolvidos diretamente com a representatividade do movimento negro no Brasil, por meio de temas, como: literatura, mulheres na política, movimentos democráticos, e representatividades, entre outros.

O diálogo, aberto a todos os públicos, será realizado por meio do canal oficial do Campus Irati no YouTube. Além disso, serão compartilhados outros materiais nas redes sociais da Instituição durante este período, com a participação de outros convidados que falam a respeito da representatividade negra e indígena também.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas nesta notícia.

Campus Jacarezinho

Em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), o Neabi Jacarezinho realizará a VI Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira, entre os dias 16 e 30 de novembro.

A Mostra, que tem por objetivo discutir questões referentes às relações étnico-raciais, tem como tema “A poética dos terreiros e outras estéticas negras”. Segundo o coordenador do evento, professor James Rios, a temática deste ano propõe uma reflexão sobre a importância cultural, antropológica e social da religiosidade afro-brasileira para a arte brasileira e, noutra perspectiva, para se problematizar questões atinentes ao racismo religioso na Escola, na Universidade e em outros espaços sociais. As atividades serão transmitidas pelo YouTube e redes sociais da UENP.

Campus Pinhais

O Neabi Pinhais realiza uma live com as temáticas Cotas e Apropriação Cultural. O evento será realizado no dia no dia 27 de novembro e será transmitido pela página oficial no Facebook do campus Pinhais (@IFPRCampusPinhais). Mayra Sá e João Lucas serão os convidados do evento. Ambos foram estudantes do campus e hoje estão cursando o ensino superior. 

Campus Avançado Quedas do Iguaçu

O Neabi Quedas do Iguaçu realizará o evento Neabrindo a Discussão. Com o tema Raízes da Escravidão: pensando o Brasil do passado e do presente, foram programados dois encontros. O primeiro encontro foi realizado no dia 03 de novembro e o segundo ocorrerá no dia 27, às 14h30, por meio do Google Meet (meet.google.com/wnh-oxhf-cse).

Campus União da Vitória

O Campus União da Vitória trabalha em parceria com o Campus Ipatinga do Instituto Federal de Minas Gerais e realiza, entre os dias 11 e 30 de novembro, o evento interinstitucional II Novembro Negro. O evento conta com palestras que abordam assuntos relativos ao tema, como racismo, diversidade na ciência, a saúde mental da mulher negra, entre outros.

A participação nas atividades será certificada pelas instituições e ainda é possível realizar inscrições. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no site do evento: https://www.even3.com.br/novembronegroif2020/

IFPR presente na organização do XI Copene

Entre os dias 09 e 12 de novembro a Universidade Federal do Paraná sediou o XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (XI Copene). O IFPR foi uma das instituições parceiras do congresso que aconteceu, pela primeira vez, de forma totalmente remota.

O tema do congresso em 2020 foi “Negras Escrevivências, Interseccionalidades e Engenhosidades”, buscando dar destaque para as experiências coletivas dos corpos negros, especialmente das mulheres negras, como foco da dupla discriminação de raça e gênero. Para saber como foi o evento, acesso o site https://copene2020.abpn.org.br/.

Na 11º edição, o Copene foi fruto da articulação de três atores históricos fundamentais: a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), o Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros, representado pelo Neab/UFPR, na qualidade de promotores do evento e a UFPR, na condição de instituição sede. Cada uma dessas entidades possui notória relevância acadêmica no trato das questões ligadas à discussão étnico-racial no Brasil e mesmo no exterior.

Quer ver as atividades do seu campus aqui no site?

Então nos envie informações sobre as atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra para o e-mail comunicacao@ifpr.edu.br.

Topo