Abertas as seleções de professores bolsistas para os programas Pibid e RP – Instituto Federal do Paraná

DOCENTES

Abertas as seleções de professores bolsistas para os programas Pibid e RP

Imagem com fundo roxo e com a inscrição contendo o nome dos dois programas tratados na matéria
A seleção dos candidatos levará em conta a experiência profissional e a formação acadêmica.

Estão abertas, até 7 de outubro, as inscrições para a seleção de professores bolsistas supervisores para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/IFPR) e de preceptores para o Programa Institucional de Bolsa – Residência Pedagógica (RP/IFPR).

A seleção para o Pibid é regida pelo Edital nº 138 e para o RP, pelo Edital nº 139

Ambos os processos seletivos levarão em conta a experiência profissional e a formação acadêmica.

Pibid

Fomentado pela Capes, o Pibid tem, entre seus objetivos, o de incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; capacitar os licenciandos participantes para a realização de práticas inter e multidisciplinares; fortalecer e ampliar a integração entre as instituições de ensino superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores, entre outros.

Nesta seleção, há vagas para docentes que atuam em cursos de licenciatura de diferentes campi do IFPR. Essas vagas estão descritas no item 2 do Edital nº 138.

As bolsas, pagas pela Capes, serão mensais, no valor de R$ 765,00, e terão duração de até 18 meses.

RP

Também fomentado pela Capes, o RP visa incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, entre outros objetivos.

As vagas previstas aos preceptores bolsistas estão disponíveis no item 2 do Edital nº 139

As bolsas também serão mensais, no valor de R$765,00 e com duração de até 18 meses.

Etapas

De acordo com os editais, terminado o prazo para o envio da documentação (07/10), serão realizadas as entrevistas com os candidatos (de 15/10 a 22/10).

O resultado preliminar será divulgado até 26/10 e o resultado final está previsto para 29/10.

Os editais de resultados serão publicados na página de cada programa: