Abertas as inscrições para o I Encontro de Professores (as) de Arte dos IFs da Região Sul – Instituto Federal do Paraná

Arte e Cultura

ENPAIF
Evento é promovido pela Associação Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais.

Estão abertas até 25 de julho as inscrições para o I Encontro de Professores(as) de Arte dos IFs da Região Sul (ENPAIF Sul), que será realizado de 11 a 13 de agosto. As inscrições devem ser submetidas por meio deste formulário eletrônico.

A ideia do encontro é a de promover um espaço de partilha e integração, no intuito de fortalecer e qualificar a arte no contexto dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

No atual cenário pandêmico, essa área tem se reinventado, adequando-se e/ou subvertendo os afastamentos/isolamentos. Nesse sentido, o evento deve fomentar reflexões e discussões sobre as potencialidades da arte, que envolvem tanto a ampliação das vias tecnológicas para abordagens de conteúdos e realização de práticas artísticas quanto a possibilidade da criação artística como resposta às inquietações provocadas pela imersão dos indivíduos no universo digital.

Também serão abordadas as dificuldades metodológicas e o lugar da arte no contexto dos IFs, bem como ferramentas e plataformas que possam auxiliar na atual conjuntura.

Dinâmica

O evento contará com apresentações de trabalhos nas modalidades síncrona e assíncrona.

Na modalidade síncrona, haverá relatos de experiências, com apresentação oral de processos relacionados às atividades remotas; apresentação de livros ou publicações desenvolvidas e produções artísticas autorais de docentes artistas.

Para serem exibidos de maneira assíncrona, o evento receberá vídeos com resultados de projetos desenvolvidos no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão nas linguagens da arte (duração de 5 minutos) e exposição on-line de fotografias ou vídeos que contemplem trabalhos artísticos autorais de docentes artistas, de estudantes e da comunidade escolar. Essas obras serão apresentadas no site da Galeria de Arte Claudia Paim, do Campus Osório do IFRS, durante o período compreendido entre 11 de agosto e 11 de outubro de 2021.

Confira, a seguir, a programação prévia do evento:

11 de agosto [quarta-feira], à noite

⟩⟩⟩ palestras de abertura e lançamento de exposições on-line;

12 de agosto [quinta-feira], à tarde:

⟩⟩⟩ apresentações de comunicações em salas temáticas;

13 de agosto [sexta-feira], pela manhã:

⟩⟩⟩ plenária acerca das novas diretrizes para a educação profissional e o seu impacto para a área da arte nos Institutos Federais.

Outras informações sobre o I ENPAIF Sul podem ser obtidas no site do evento.

Veja o cartaz do evento:

Com informações do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).