Edital de afastamento para pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado é publicado – Instituto Federal do Paraná

Foi publicado, nesta terça-feira (17), o Edital de Afastamento para Pós-Graduação stricto sensu ou de Pós-doutorado, que dispõe sobre a seleção para professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e técnico administrativo em educação do IFPR requererem o afastamento integral para participação em programa no país ou no exterior.

Este edital fundamenta-se integralmente na Resolução n° 51 de 14/07/2017​, que trata das normas gerais de afastamento integral, no Brasil ou no exterior, para participação de professor EBTT e TAE, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em programa de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado; nas Instruções Internas de Procedimentos ​(IIPs) n° 006 e n° 007 de 07/08/2017​, que estabelecem os procedimentos para professor EBTT e TAE requererem, prorrogarem, suspenderem, alterarem ou encerrarem afastamento integral para participação em programa de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado, no país ou no exterior, sendo obrigatório ao Professor EBTT ou TAE requerente de afastamento de que trata este Edital o conhecimento e cumprimento do regulamentado nestes dispositivos.

Em relação ao afastamento de docentes, é necessário atenção para o provimento de vagas para professores substitutos, tendo em vista a legislação que restringe contratação em período eleitoral e também o limite de que trata a Resolução nº 27 de 03 de julho 2017.

“A concessão de afastamento para os técnico-administrativos em educação e professores tem como finalidade assegurar e incentivar a qualificação, o desenvolvimento profissional e pessoal dos servidores e, simultaneamente,  promover o progresso e melhoria dos processos da organização. O afastamento para programas de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado estimula a disseminação da produção de conhecimento e o melhor desempenho do servidor em suas funções”, enfatiza a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Eliane Mesquita.

Das inscrições

O requerimento para afastamento integral que trata este edital deverá ser protocolado exclusivamente junto à Seção de Gestão de Pessoas dos campi/unidades no qual o servidor está lotado, das 8h do dia 25 de abril às 14h do dia 02 de maio de 2018​.

Veja todas as informações no edital.