Marcados por disputas eletrizantes do início ao fim, terminam os JIFPR 2015! – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Marcados por disputas eletrizantes do início ao fim, terminam os JIFPR 2015!

Publicado em

Copiado!

Terminou nesta sexta-feira (27) a 6ª edição dos Jogos do Instituto Federal do Paraná (JIFPR 2015), organizada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens), em parceria com o Campus Cascavel, que recebeu o evento. Em competições eletrizantes, os estudantes-atletas dos 18 campi participantes mostraram garra e muito foco nas disputas em busca do ouro.

“É impressionante como cresceu o trabalho em termos qualitativos dos nossos professores e dos nossos alunos e alunas”, afirma Aparecida Bernardete Gaion, Coordenadora de Eventos Estudantis da Proens. “O pessoal da arbitragem ficou surpreso com a qualidade, com o rendimento dos nossos alunos. O que eles imaginavam que seria uma competição simples, de iniciação, está se tornando cada vez mais uma competição de qualidade e com nível para participar de outras competições além dos nossos jogos, como regionais e mesmo nacionais”, complementa Bernardete.

Logo pela manhã, aconteceu no Ginásio da Neva a final do futsal feminino, entre os campi de Curitiba e Ivaiporã. Segunda colocada nos JIFPR 2014, a equipe de Ivaiporã mostrou que neste ano veio para vencer. Com um gol de Maria Caroline Venturine no últimos minutos, o Campus Ivaiporã levou o ouro em cima do time de Curitiba.

Para Maria Caroline, autora do gol do título, esse ouro foi conquistado através de um grande trabalho de equipe e da excelente orientação do treinador, Felipe Brotti. “Éramos um time desacreditado. Quando chegamos aos Jogos, todos diziam que seríamos vice novamente. Mas nós chegamos até aqui e mostramos que com apenas 1 gol, com o trabalho da equipe e o professor Felipe nos ajudando desde março, vencemos essa final e conseguimos ser campeãs”, disse a estudante.

Conforme a manhã do dia 27 ia chegando ao fim, outros campeões e campeãs eram definidos. No basquetebol masculino, em uma final dramática, o Campus Curitiba superou Jacarezinho, após estar perdendo nos momentos finais por 9 pontos de diferença, e sagrou-se campeão. “Todos os anos, desde que começaram as competições, fomos campeões invictos em todas as partidas. Neste ano, pela primeira vez, e esse é um orgulho para mim, a gente está vendo as outras equipes do basquete se preparando”, diz o professor Renato Nascimento, técnico do time. “E a atuação da equipe de Jacarezinho foi digna de vitória. Nós ganhamos porque tivemos oportunidades e não desperdiçamos. Mas o que eu avalio é que as equipes estão evoluindo muito”, complementa Renato.

Para Paulo Roberto Júnior, estudante do Campus Curitiba e membro do time campeão de basquete, o campeonato deixou evidente essa evolução dos campi. “Foi muito emocionante, porque estou há quatro anos já no Instituto, e este foi o primeiro campeonato que pudemos realmente ver a evolução dos outros times e também a garra da nossa equipe que estava perdendo por 9 pontos e foi pra cima. Estou muito feliz com o time!”, disse o aluno, emocionado.

No vôlei de areia, as meninas do Campus Cascavel foram campeãs numa disputa contra o Campus Assis Chateaubriand. No vôlei de areia masculino, o Campus Paranaguá ficou em primeiro lugar, após derrotar o campus anfitrião dos Jogos. No voleibol feminino, o Campus Irati confirmou o favoritismo e levou o ouro após a vitória na partida final contra o Campus Assis Chateaubriand. Luana Fátima Cardoso, do time de voleibol do Campus Irati, fez uma análise da disputa: “A partida foi bem difícil, estávamos perdendo no início do jogo, mas nos superamos e a vitória foi merecida.” Em relação aos Jogos de forma geral, Luana fez muitos elogios: “Eu acho que os Jogos foram muito bem organizados, o próprio hotel era excelente, a comida que o IFPR forneceu aos estudantes, enfim, tudo certinho. A quadra, também, muito boa. Só nos horários dos jogos de vôlei que deu algum atraso, mas isso é inevitável”, avaliou.

As disputas no Ginásio da Neva seguiram até as 13h. Campeão antecipado por pontos, a equipe masculina de handebol do Campus Paranavaí entrou em campo já com o ouro e venceu Telêmaco Borba. Ivaiporã ficou com a prata e Assis Chateaubriand com o bronze. O handebol feminino do Campus Ivaiporã deu um show nas competições e também levou o ouro antecipado por pontos. Outro time campeão de Ivaiporã foi a equipe do futsal masculino. Um fato curioso é que, mesmo com a grande quantidade de partidas, não houve um único caso de cartão vermelho durante esta edição dos Jogos.

Muitas outras modalidades esportivas conferiram ouro aos campi participantes: no xadrez, tanto feminino quanto masculino, o ouro foi para o Campus Paranaguá; no tênis de mesa masculino individual e feminino em duplas, para o Campus Curitiba; no tênis de mesa feminino individual, para o Campus Londrina; no tênis de mesa masculino em duplas, para o Campus Cascavel; no atletismo geral, tanto masculino quanto feminino, para o Campus Colombo; e no vôlei masculino, última modalidade a definir os vitoriosos, para o Campus Londrina.

Para Cleverson Pereira Leal, Diretor de Assuntos Estudantis da Proens, os Jogos deixaram evidente uma das principais metas da instituição: “A Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis (Daes), tem como uma de suas grandes metas o apoio e o incentivo ao esporte. Para nós, é uma grande satisfação saber que temos nos campi alunos com um nível tão alto para competição”, pontua Cleverson. “A Daes trabalha com a política de manter o aluno dentro da escola, a política da permanência. Neste momento dos Jogos em especial, isso ocorre através do esporte. Nosso programa de apoio a eventos contribuiu com a hospedagem dos alunos participantes da competição, e é uma grande satisfação ver esse recurso sendo tão bem utilizado para contribuir com a formação dos estudantes”, ressalta o diretor.

O Diretor-Geral do Campus Cascavel, Luiz Carlos Eckstein, saiu com a sensação de dever cumprido: “Tenho a dizer que é uma realização para o Campus Cascavel. Estamos com a sensação de dever cumprido. Foi um desafio para nós receber os Jogos, pois naturalmente há dificuldades, mas o resultado foi além das expectativas. E falo no resultado não só das medalhas obtidas por nosso campus e também pelos demais, mas o resultado maior foi a satisfação dos nossos alunos. Foi a confraternização e a integração de alunos e servidores que aqui estão.”

Durante a cerimônia de encerramento, os estudantes e servidores dos campi receberam as tão sonhadas medalhas, finalizando os JIFPR 2015 com muitas revelações de novos talentos.

As medalhas de ouro

Confira os campi vencedores das medalhas de ouro na 6ª edição dos Jogos do Instituto Federal do Paraná:

– Atletismo geral feminino: Campus Colombo
– Atletismo geral masculino: Campus Colombo
– Basquete masculino: Campus Curitiba
– Futsal feminino: Campus Ivaiporã
– Futsal masculino: Campus Ivaiporã
– Handebol feminino: Campus Ivaiporã
– Handebol masculino: Campus Paranavaí
– Tênis de mesa duplas feminino: Campus Curitiba
– Tênis de mesa duplas masculino: Campus Cascavel
– Tênis de mesa individual feminino: Campus Londrina
– Tênis de mesa individual masculino: Campus Curitiba
– Voleibol feminino: Campus Irati
– Voleibol masculino: Campus Londrina
– Vôlei de areia feminino: Campus Cascavel
– Vôlei de areia masculino: Campus Paranaguá
– Xadrez feminino: Campus Paranaguá
– Xadrez masculino: Campus Paranaguá

Assim que forem disponibilizadas pelos organizadores, as tabelas completas de resultados serão divulgadas na página oficial dos JIFPR 2015: jogos.ifpr.edu.br. Lá podem ser conferidas também diversas imagens marcantes do evento, na galeria de fotos.]]>

Topo