2º Encontro dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFPR – Instituto Federal do Paraná
2º Encontro dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFPR

2º Encontro dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFPR

Atualizado em

Copiado!

O 2º Encontro dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFPR acontecerá das seguintes formas:

Presencial: dias 30/11 e 01/12 – IFPR Campus Curitiba

Remoto: dias 07 e 08/12 – Via Meet (apenas para apresentação oral dos que submeterem Resumo Expandido na Chamada Revista Difusão)

No contexto atual, tão marcado ainda por desigualdades, faz-se necessária a compreensão da importância dos pensamentos negros, indígenas e dos povos tradicionais para entendimento da nossa sociedade brasileira, dos nossos problemas sociais e da urgência de promoção da justiça curricular. A práxis de diálogos inter-raciais para a equidade promove a capacidade de transformar relações injustas e desiguais neste cenário.
Assim, o evento traz como tema “Diálogos inter-raciais: epistemologias e práticas para a equidade”.

É preciso pensar outras formas de fazer ciência, que passa pela valorização da pluridiversidade epistêmica dos corpos negros e indígenas: formas de produzir de refletir, memórias, saberes, sentidos, modos de ser de existir de se relacionar, línguas.

Esta é a segunda edição do evento e busca debater a educação das Relações Étnico-Raciais, sob a perspectiva de avanço das políticas, estudos, projetos e práticas antirracistas e construtoras de equidade racial no ambiente educacional.

O evento contará com conferências, apresentações culturais, oficinas/rodas de conversa, palestra, visita técnica ao centro histórico Curitiba, durante as atividades presenciais. E de forma remota, com apresentação de trabalhos.

Topo