#ZIKAZERO: Pacto da Educação Brasileira contra o Zika é assinado – Instituto Federal do Paraná

#ZIKAZERO: Pacto da Educação Brasileira contra o Zika é assinado

Mobilizar os atores da educação brasileira para combater o Aedes aegypti. Com esse objetivo, representantes do governo federal, de 22 estados e 110 municípios, além de instituições e organizações públicas e particulares, aderiram ao Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4), no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

No encontro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, voltou a destacar a importância da mobilização e da informação para o enfrentamento do mosquito, que, além do vírus zika, pode transmitir dengue e febre chikungunya. “As escolas são, talvez, a melhor resposta que nós possamos ter neste momento para fazer esse combate, para criar esta consciência e fazer essa mobilização”, disse o ministro.

A mobilização nacional conta com a ação contínua das escola e campi de Institutos Federais e Universidades Federais. As estratégias são as seguintes:

Metas

• Reforçar as informações necessárias para a prevenção e enfrentamento ao Aedes aegypti;
  • Programar a grande mobilização para o início das aulas (por meio de redes sociais);
  • Inclusão como tema das Semanas de Planejamento Pedagógico das escolas/campi de todo o Brasil.

Público-Alvo

• Estudantes e familiares;
  • Professores;
  • Técnicos Administrativos.

Estratégias

• Promover ações de combate a focos do Aedes aegypti (organizar calendário de ações – contínuo);
  • Realizar ações de orientação à comunidade local, em articulação com as Secretarias Municipais e/ou Estaduais de Educação e Saúde;
  • Realizar visitas às escolas da Rede Pública;
  • Promover ações de ensino, pesquisa e extensão.

Com informações de portal.mec.gov.br