VI Se²pin termina mostrando sua grandiosidade – Instituto Federal do Paraná

VI Se²pin termina mostrando sua grandiosidade

De 23 a 26 de outubro, Pinhais recebeu a sexta edição do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) e seus números grandiosos: 25 campi, cinco eventos paralelos e quase 1.400 participantes.

Jociane França, coordenadora do evento, comenta a expectativa dos participantes: “os alunos se dedicam muito. Nós que temos contato com eles no pré-evento sabemos que eles ficam emocionados de vir. Chegando aqui, mesmo com alguns detalhes, o evento é sempre muito elogiado e aproveitado ao máximo”. A organização contou com a ajuda de aproximadamente 20 servidores e com o apoio do Campus Pinhais.

A servidora relembra a história do Se²pin: “a primeira edição foi bem reduzida e a partir do segundo ano cresceu muito, não só nos números, mas também no nível dos trabalhos. A cada ano estão melhores e poderiam, em alguns casos dos de Ensino Médio, ser desenvolvidos em graduações e até mesmo mestrados”.

Nesta quinta-feira (26), aconteceu a cerimônia de encerramento e a premiação de 17 campi em 16 áreas do conhecimento, IFTech e destaques na comunicação oral, inclusão e diversidade. Além dos trabalhos, a II Fase da IV Olimpíada IFPR de Robótica consagrou os primeiros e segundo colocados nas modalidades resgate, seguidor de linha Lego e seguidor de linha pro. A lista de premiados pode ser encontrada no final da matéria.

Caroline Simão dos Santos, aluna surda do Campus Pinhais, ganhou o prêmio na área de “Direitos Humanos e Justiça” e “Inclusão”, nova categoria de destaque junto à Diversidade. “Ainda não acredito. Estou muito feliz em poder divulgar esse prêmio para a comunidade surda. Sou a primeira surda a ganhar prêmio no evento”, festeja.

“Eu vim sem ambição de ganhar, mas com confiança, porque é um projeto em que eu acredito, e espero ajudar a melhorar a metodologia do meu campus. Achei que, por ser de um campus pequeno, minhas chances de ganhar fossem baixas, mas ainda bem que deu certo”, declara Beatriz Resende Veronez, aluna do Campus Astorga e destaque na Comunicação Oral.

O Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Marcelo Estevam, comemora a participação recorde e a presença de visitantes externos conhecendo os alunos, servidores e os trabalhos. “Estamos fortalecendo nossa imagem regionalmente, e os servidores das 36 instituições participantes do Seminário do ProfEPT observando o Se²pin nos coloca no cenário nacional na área de extensão, inovação, ensino, pesquisa, robótica, cultura e inclusão”, finaliza.

Programação

A abertura do evento aconteceu na noite de segunda-feira (23) e contou com cerca de mil participantes. Na manhã do segundo dia, palestrantes discutiram o tema do VI Se²pin e discentes realizaram as apresentações orais. A tarde foi dedicada aos trabalhos práticos e apresentações de pôsteres. Já a quarta-feira contou com a visita técnica ao Parque da Ciência Newton Freire Maia e com a competição de robótica. O último dia de evento foi dedicado às sessões temáticas e oficinas. Durante todo Seminário, apresentações culturais enriqueceram a programação.

O VI Se²pin pôde ser acompanhado no site do evento e as fotos estão disponíveis na página do Facebook.

Confira os premiados