Vem aí a 8ª edição dos JIFPR! – Instituto Federal do Paraná

Vem aí a 8ª edição dos JIFPR!

Cerca de 600 estudantes-atletas dos 25 campi do Instituto Federal do Paraná estarão reunidos em Umuarama (PR), entre os dias 05 e 08 de novembro, para as competições esportivas da 8ª edição dos Jogos do Instituto Federal do Paraná (JIFPR 2018).

Segundo o coordenador de ações esportivas do IFPR, André Santos Cancella, os JIFPR são um momento de congraçamento, de comemoração e de união entre os 25 campi do IFPR.

“Os jogos do IFPR não têm um caráter competitivo, mas sim de confraternização. Justamente por isso acontecem após os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSUL) e Jogos dos Institutos Federais (JIF), já que não tem a intenção de servir como preparação para estes. Trata-se de um momento de envolvimento e celebração de toda a comunidade acadêmica do Instituto”, destacou Cancella.

Amarildo Pinheiro Magalhães, pró-reitor de ensino do IFPR, lembra que, por questões históricas, econômicas e culturais, o esporte costuma ser, muitas vezes, visto erroneamente como algo supérfluo, como mero entretenimento.

“Na perspectiva da formação integral assumida pelo Instituto, o esporte assume aspecto altamente relevante, pois permite ao estudante experiências e conhecimentos que farão deles cidadãos e profissionais mais responsáveis, sensíveis e comprometidos com a sua trajetória individual e com o desenvolvimento de toda a sociedade,” enfatiza o pró-reitor.

Nos JIFPR 2018 serão disputadas 8 modalidades esportivas, em categorias masculinas e femininas. São elas: xadrez, vôlei de quadra, vôlei de praia, tênis de mesa, basquete, handebol, atletismo e futsal.

Oficinas Esportivas

Ao longo do semestre, estão sendo realizadas oficinas esportivas com a finalidade de preparar os estudantes-atletas para as competições do JIFSUL e JIF. As oficinas ocorrem por modalidades e estão agendadas em vários campi do IFPR.

“Elas são uma espécie de processo seletivo para formarmos as equipes que representarão o IFPR na etapa regional e nacional dos Jogos dos Institutos Federais, uma vez que o JIFPR não possui caráter seletivo e ocorre após a realização desses outros eventos. Desta forma, os campi indicam alguns alunos para participarem deste processo e os coordenadores das oficinas formarão as equipes com os atletas selecionados”, ressalta o coordenador.

A oficina de basquete foi realizada entre os dias 08 e 10 de junho, em Curitiba. Seguem abaixo as próximas oficinas esportivas:

• Handebol: 15/06 – Assis Chateaubriand
  • Futsal e Futebol de Campo: 28 e 29/06 – Paranavaí