Prorrogado o prazo de inscrição nos programas de Assistência Estudantil do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Prorrogado o prazo de inscrição nos programas de Assistência Estudantil do IFPR

Foi prorrogado, até terça-feira (02), o prazo para que alunos de cursos técnicos e superiores presenciais do IFPR se inscrevam nos programas de concessão de bolsas e auxílios estudantis do Instituto Federal do Paraná.

Dos 10,17 milhões destinados à Assistência Estudantil pelo IFPR em 2017, cerca de R$ 8,71 milhões (86%) estão reservados para os programas de bolsas e auxílios (Pace, Pbis, Proeja, Pea, Monitoria e Eventos).

Sobre os programas

Programa de Assistência Complementar ao Estudante – Pace

Em 2017, serão mais de cinco mil auxílios destinados à alimentação, moradia e ao transporte de estudantes em situação de vulnerabilidade, por meio do Pace.

O auxílio alimentação corresponde a um pagamento mensal de R$ 250, o auxílio transporte a R$ 180 e o auxílio moradia a R$ 230. As inscrições foram prorrogadas até 02 de maio e devem ser realizadas exclusivamente na seção pedagógica e de assuntos estudantis do campus no qual o estudante está matriculado.

A relação com o quantitativo de vagas/bolsas do Pace 2017 (por campus e por auxílio) está disponível na página de editais de Assistência Estudantil.

Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (Pbis)

O Pbis é estruturado de forma a propiciar a participação dos estudantes em projetos educacionais voltados à inclusão, permanência e ao êxito acadêmico e escolar de estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica. Cada bolsista recebe, durante seis meses de atividades, uma bolsa de R$ 350.

Para este ano estão previstas 100 bolsas, distribuídas entre os campi do IFPR.  As inscrições foram prorrogadas até 02 de maio. Todas as informações sobre o Pbis estão disponíveis na página da Assistência Estudantil.

Monitoria

O Programa Monitoria concede bolsas para o desenvolvimento de atividades acadêmicas/escolares de monitoria em componentes curriculares indicados pelos campi do IFPR. No total, serão concedidas 100 bolsas, com valor mensal de R$ 350. As duração do programa é de seis meses.

Proeja

As inscrições para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados nos cursos proeja-integrado e proeja-fic também devem ser realizadas nas seções pedagógicas e de assuntos estudantis dos campi. Por meio deste programa, serão viabilizadas 50 bolsas que irão custear parcialmente despesas de alimentação, transporte e aquisição de material didático. A bolsa tem valor de R$ 350.

Programa Estudante Atleta (PEA)

O objetivo do PEA é o de propiciar que estudantes participem de projetos escolares esportivos, visando oferecer a eles condições necessárias para seu desenvolvimento na modalidade contemplada, com ênfase para as competições vinculadas ao IFPR. Estudantes devem se inscrever até o dia 02 de maio, nas seções pedagógicas e de assuntos estudantis dos seus respectivos campi. No total, serão concedidas 100 bolsas de R$ 350. A duração do programa também é de seis meses.

Programa de Apoio à Participação em Eventos

Por meio do Programa de Apoio à Participação em Eventos Estudantis – Edição 2017, os estudantes podem solicitar recursos financeiros para participar de eventos como encontros, jornadas, congressos, olimpíadas do conhecimento, entre outros. Esses recursos visam custear parcial ou totalmente os gastos com a inscrição, hospedagem, alimentação e transporte dos alunos que participem desse tipo de atividade. O período de apresentação de propostas segue até 1º de dezembro de 2017. Os resultados serão divulgados sempre no primeiro dia de cada mês.

Dúvidas

Dúvidas sobre Assistência Estudantil podem ser sanadas junto às seções pedagógicas e de assuntos estudantis dos campi. Manifestações também podem ser direcionadas à Reitoria, por meio do e-ouv (neste caso, selecione o IFPR como o órgão para o qual a manifestação deve ser enviada).

*Antes de se inscrever, leia, na íntegra, os editais e documentos auxiliares. Todos esses documentos estão disponíveis em www.ifpr.edu.br

Estudantes do IFPR já podem se inscrever em programas de Assistência Estudantil