Trabalhos do IFPR são premiados na I FICIÊNCIAS – Instituto Federal do Paraná

Trabalhos do IFPR são premiados na I FICIÊNCIAS

O saldo da I Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICIÊNCIAS) foi positivo para o IFPR: das 7 premiações que foram entregues a trabalhos desenvolvidos por estudantes brasileiros, 3 foram concedidas àqueles desenvolvidos no IFPR. Uma delas dá direito aos autores do trabalho agraciado de integrar a equipe brasileira que fará um estágio de duas semanas na área de pesquisa e inovação na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no mês de janeiro.

O trabalho “Desenvolvimento de pão e bolo adicionados de farinha de banana verde”, desenvolvido pelas estudantes Abikeilla Ariane Bonfim Gomes, Keila Emy Taniguchi e Miriany Esposi Ferreira, do curso Técnico em Informática do Câmpus Ivaiporã, recebeu o trofeu de menção honrosa como melhor trabalho na categoria Empreendedorismo em Sustentabilidade e Benefício Social. O trabalho foi orientado pela professora Tatiana Colombo Pimentel.

O trabalho “Da arte narrativa tradicional à virtual: leitores e jogadores”, desenvolvido pelos estudantes Antonio Henrique Bastos Cordeiro e Wilson Roberto Vitorino Junior, do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do Câmpus Curitiba, foi premiado com o troféu de menção honrosa como melhor trabalho na categoria de Inovação. O trabalho foi orientado pela professora Vanessa Lopes Ribeiro. Os estudantes foram, ainda, escolhidos pelo grupo de avaliadores para compor a equipe brasileira que desenvolverá atividades ligadas à pesquisa no Parque Tecnológico de Itaipú (PTI), durante duas semanas em janeiro de 2013.

Nesta primeira edição da FICIÊNCIAS, a instituição enviou uma delegação composta por 34 alunos, que apresentam 21 trabalhos desenvolvidos em projetos de pesquisa nos Câmpus Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Jacarezinho, Telêmaco Borba e Ivaiporã. Imagens dos trabalhos expostos estão disponíveis na página do IFPR no Facebook.

De acordo com o Diretor de Pesquisa do IFPR, professor Ezequiel Burkarter, o alto nível dos trabalhos do IFPR chamou a atenção de avaliadores e participantes do evento. “A Diretoria de Pesquisa do IFPR parabeniza todos os estudantes e professores orientadores pelos excelente nível dos trabalhos apresentados e pela participação bastante valiosa no evento”, afirma. “Agradecemos aos Diretores Gerais e Diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão dos câmpus participantes, que contribuíram significativamente para que orientadores e estudantes pudessem estar em Foz do Iguaçu. Manifestamos ainda um agradecimento à Professora Roseli Bernardete Dahlem, Diretora Geral do Câmpus Foz do Iguaçu e à Professora Luciana Espíndula de Quadros, Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Foz do Iguaçu, pelo valoroso e incansável apoio oferecido às equipes do IFPR”, continua Burkarter.

Programação para 2013

No próximo ano, a segunda edição do FICIÊNCIAS também está programada para acontecer no segundo semestre, no mês de novembro.