Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Técnico em Biotecnologia

Apresentação

Auxilia e executa atividades laboratoriais e industriais, nelas incluído o controle de qualidade, relacionadas à biotecnologia animal e vegetal. Atua na produção de imunobiológicos: vacinas, diluentes e kits de diagnóstico. Colabora com atividades de perícia criminal e investigação genética. Participa de pesquisa de melhoramento genético e atua em processos industriais biológicos. Colabora na investigação e implantação de novas tecnologias relacionadas à biotecnologia animal e vegetal, em especial aquelas que envolvam conhecimentos químicos e biomédicos. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico presente nas unidades de biotecnologia.

Carga Horária

1200 horas

Coordenador do Curso

Prof. Lucinei José Myszynski Junior | 

Organização Curricular

Módulo I: contempla a formação específica para a área de Biotecnologia;

Módulo II: contempla a formação específica para as áreas do conhecimento do Núcleo Comum;

Módulo III: denominado Projeto de Conclusão de Curso, para o qual você receberá orientações a fim de elaborar e apresentar, seja um projeto de pesquisa, inovação, extensão, seja uma propriedade intelectual, ou mesmo um memorial descritivo (último ano do curso, concomitante aos demais módulos).

Os Módulos I e II repetem-se ao longo dos quatro anos do curso, e cada um deles tem, ao longo desse período, quatro dimensões formativas nas quais transita a multirreferencialidade orientada pelos temas geradores.

1º ANO DO CURSO

MÓDULO I – 400 horas
Dimensão Formativa: Introdução à Biotecnologia, Ciências Naturais e Matemática
Temas: Pensamento e construção do conhecimento: ciência e não ciência; práticas da ciência da vida e da saúde; sociedade, natureza e desenvolvimento: da realidade local à global; o trabalho de pesquisa no campo científico; fundamentos de práticas laboratoriais; distribuição geográfica dos seres vivos no espaço através do tempo; matéria, energia, espaço e tempo nos seres vivos; Fundamentos básicos contextualizados da Biologia, Física, Química e Matemática.

MÓDULO II – 500 horas
Dimensão Formativa: Linguagens e Humanidades
Temas: Fundamentos em Ciências Humanas: Históriaxvii, Filosofia e Sociologia; Fundamentos em Linguagens: Língua Portuguesa e Literaturas; Língua Estrangeira Moderna (Inglês/Espanhol); Educação Física e Arte.

2º ANO DO CURSO

MÓDULO I – 400 horas
Dimensão Formativa: Formação e desenvolvimento dos seres vivos e as relações interdisciplinares entre Biologia, Física, Geografia e Química.
Temas: Organização e interação celular e molecular; Genes, hereditariedade e variação dos organismos; Ciências morfológicas e desenvolvimento humano; Matéria, energia, espaço e tempo dos seres vivos; Reações químicas de processos biológicos nos seres vivos; Distribuição geográfica dos seres vivos; Agentes etiológicos; Sistema imunitário dos organismos.

MÓDULO II – 500 horas
Dimensão Formativa: Linguagens, Humanidades e Matemática no Cotidiano.
Temas: O uso da língua portuguesa e da língua estrangeira (Inglês/Espanhol) moderna no Cotidiano; A história, a Arte e a Literatura da Humanidade no Cotidiano; O corpo e a qualidade de vida no Cotidiano; Filosofia e Sociologia no Cotidiano; Matemática e Cotidiano.

3º ANO DO CURSO

MÓDULO I – 400 horas
Dimensão Formativa: Meio Ambiente, Tecnologia e Saúde.
Temas: Biotecnologia na produção de alimentos; Biotecnologia dos biofármacos e dos biodefensivos; O meio ambiente e a biotecnologia; Controle de qualidade físico-químico de bioprodutos; Controle de qualidade microbiológico de bioprodutos.

MÓDULO II – 500 horas
Dimensão Formativa: Diálogos Interdisciplinares
Temas: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática: uma construção interdisciplinar.

4º ANO DO CURSO

MÓDULO I – 300 horas
Dimensão Formativa: Meio Ambiente e Qualidade de Vida.
Temas: Projetos para conservação do Meio Ambiente e qualidade de vida; Inovação em Biotecnologia; O perfil do empreendedor na Biotecnologia; Valorização, circulação e proteção das propriedades intelectuais; Probabilidades em Biotecnologia.

MÓDULO II – 300 horas
Dimensão Formativa: Saberes Sociais e Científicos.
Temas: As linguagens e a sociedade; Ciências Naturais e Humanas: uma perspectiva social e científica; Matemática e sociedade.

Campi que ofertam o curso:

Integrado ao Ensino Médio:

Campus Jaguariaiva