Sigae é lançado em evento no Campus Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Sigae é lançado em evento no Campus Curitiba

Espaço de sala de aula utilizado por pessoas em pé ao fundo e pessoas sentadas no primeiro plano
Lançamento do Sigae e capacitação de servidores

Nesta sexta-feira, 08 de fevereiro, no Campus Curitiba, foi realizado o evento de lançamento e capacitação para servidores de Serviço Social do Sistema de Gerenciamento da Assistência Estudantil (Sigae), desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic). O Sistema dará agilidade e segurança no processo de inscrição dos estudantes para os cinco programas da Assistência Estudantil do IFPR, além de agilizar o processo de análise socioeconômica por parte dos servidores responsáveis, fornecer segurança jurídica e transparência ao trabalho.

O Sigae e a implantação do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)

A relação entre o Sigae e o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é estabelecida quando nas questões do formulário online que pontuam conforme o Índice, o sistema fará a somatória automática, além de oportunizar ao assistente social, mediante análise e detecção de maior e/ou menor vulnerabilidade, a autonomia de alterar/validar informações, bem como acentuar uma determinada situação favorecendo o estudante em situação de vulnerabilidade social.

A implantação do IVS atende a um anseio da comunidade acadêmica por mais celeridade na análise dos processos dos estudantes e respectivas concessões de bolsas. Trata-se de um cálculo padronizado que adota indicadores mensuráveis, o que traz mais transparência para a concessão de bolsas estudantis. Dentre os indicadores que compõem o IVS estão: renda familiar, composição familiar, situação de trabalho e emprego, educação do estudante e situações de moradia e saúde da família, participação em programas sociais, entre outros.

Sigae

A partir de demanda da Coordenadoria de Assistência Estudantil (Caes) e da Diretoria de Assuntos Estudantis (Daes) do IFPR, em setembro de 2018 foi dado início às tratativas para o desenvolvimento do sistema, que teve início em dezembro.

Primeiramente o programa contou com duas etapas. A primeira, do formulário de inscrição, englobou telas em que o estudante visualizará e preencherá os dados pertinentes. A homologação contou com testes que simularam várias situações e informou aos desenvolvedores pontos mínimos para uma melhora. A segunda etapa, das telas da “administração do sistema” – de acesso dos assistentes sociais e perfis administrativos, está ainda em fase de finalização. Serão feitos testes técnicos e funcionais com servidores da Proens, em parceria com a Dtic.

Com a adoção do sistema, a Diretoria de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino busca dar aos servidores acesso à informação de maneira eficaz, ao estudante facilidade na sua inscrição, de qualquer lugar, aos assistentes sociais agilidade no processo de análise que será feita diretamente online, aos gestores acesso imediato das informações de modo simultâneo, e de um ou todos os campi num tempo que até então era impossível.

Contribuindo no tempo e na qualidade do processo, será possível ainda o acompanhamento, em tempo real, do número de inscritos por campus, por programa, o andamento das análises e relatórios com informações fundamentais para o acompanhamento da permanência e êxito acadêmico. Além dos quesitos mencionados, será possível responder aos órgãos de controle com eficiência, além de divulgar de forma transparente as ações da Assistência Estudantil no IFPR às comunidades interna e externa.

Nos campi, os setores capacitados a dirimir dúvidas acerca da utilização do sistema e repassar aos estudantes serão as seções Pedagógica e de Assuntos Estudantis.

Inscrições para os programas da Assistência Estudantil

As inscrições para discentes do IFPR em programas da Assistência Estudantil para o ano de 2019 estão abertas até 15 de fevereiro, e podem ser realizadas exclusivamente pelo Formulário Eletrônico de Inscrição, via Sigae. São cinco programas destinados a incentivar a permanência dos estudantes na instituição, promover melhor desenvolvimento das atividades educacionais e combater os índices de evasão, assegurando o sucesso escolar.