Servidores do IFPR participam de formação sobre educação inclusiva – Instituto Federal do Paraná

Servidores do IFPR participam de formação sobre educação inclusiva

Servidores de todos os campi estão reunidos nesta quinta (16) e sexta-feira (17), em Curitiba, para participar do seminário “Procedimentos para o atendimento aos estudantes com necessidades específicas no IFPR”.

A maioria dos participantes integra o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Instituto.

Nos dois dias do evento, são discutidos temas como políticas públicas voltadas à inclusão; legislações específicas da área; usos e desenvolvimentos de tecnologias assistivas, entre outros.

O assessor especial para Inclusão Social Produtiva e Diversidade na Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC, Franclin Nascimento, é convidado especial e um dos palestrantes do seminário.

Inclusão no IFPR

De acordo com a coordenadora do Napne do IFPR, Marilisi Fischer, atualmente o Instituto tem cerca de 200 estudantes que possuem algum tipo de necessidade específica. Segundo ela, entre os anos de 2011 e 2017 passaram pelos bancos escolares da instituição quase 600 alunos com necessidades específicas.

“Falar de educação inclusiva é falar de diversidade, é falar das diferentes formas do processo ensino-aprendizagem; não há uma regra única para tratar o tema, pois os sujeitos são diferentes; eles podem, inclusive, apresentar a mesma necessidade específica, mas os seus processos de ensino-aprendizagem são únicos; então, este é o grande desafio que temos: olhar para as pessoas, acolhê-las e garantir, para além do acesso, a sua permanência e êxito”, afirma.

Desde o ano de 2011, o IFPR reserva em seus processos seletivos 5% das vagas para candidatos com necessidades específicas.

A expectativa dos organizadores do seminário é a de que, ao decorrer do evento, sejam formados grupos de trabalho para a consolidação de propostas para a educação inclusiva do Instituto.

Planejamento

Presente na abertura do evento, o reitor em exercício do IFPR, Paulo Yamamoto, destacou que esta discussão deve permear o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quadriênio 2019-2023. “Ao final deste seminário serão elaboradas propostas e ações para o IFPR e isso será fundamental para a composição do nosso PDI”, comentou.

Napne

O Napne está presente nos 25 campi e na Reitoria do IFPR. O núcleo é composto por pedagogos, assistentes sociais, tradutores intérpretes de Libras, docentes, psicólogos e assistentes em Administração. O Napne tem o objetivo de estimular a criação da cultura da educação para a convivência, aceitação da diversidade e, principalmente, buscar a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais no Instituto Federal.