Servidor, ajude a planejar as ações de capacitação para 2018! – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Servidor, ajude a planejar as ações de capacitação para 2018!

Publicado em

Copiado!

Os servidores do IFPR têm até o dia 07 de fevereiro para responder ao formulário do Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC). Por meio da ferramenta, a Diretoria de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DCA/Progepe) busca identificar as demandas por capacitação de docentes e técnico-administrativos, para o planejamento das ações nesta área em 2018. Neste ano, o formulário é disponibilizado com atualizações em relação a versão anterior, atendendo às sugestões dos próprios servidores.

Ações de capacitação

De posse das informações, a DCA buscará promover ações de capacitação com foco no desenvolvimento das competências necessárias aos servidores e equipes para o melhor desempenho no trabalho e na racionalização dos recursos disponíveis. “Os dados inseridos no LNC são trabalhados em sua totalidade. Por exemplo, as divulgações de cursos de outras instituições, como Esaf e Enap, são enviadas primeiramente aos que preencheram a demanda via LNC”, explica Fabiana Silva, diretora da DCA.

Em 2017, foram vários os cursos oferecidos, em Curitiba ou nos campi. Um exemplo foi a capacitação Gestão e Fiscalização de Contratos de nível intermediário, ministrado aos servidores que atuam na área administrativa ou então como gestores de contrato no Campus Irati. Foram capacitados 23 servidores do Campus Irati, quatro de outras unidades do IFPR e seis servidores da UTFPR, totalizando 33. Posteriormente, o campus sediou um segundo curso, Elaboração do Processo de Aplicação de Penalidades, em que foram capacitados 14 servidores do Campus Irati e 12 de outras unidades do IFPR, totalizando 26 servidores capacitados.

A servidora Jumara Aparecida Menon, que atua como Assistente em Administração na Seção Contábil e de Patrimônio do Campus Irati, conta que a necessidade de capacitação surgiu na Diretoria de Planejamento e Administração da unidade. “A fiscalização e gestão de contratos administrativos é uma exigência legal e sua execução é atribuída ao servidor público, não lhe cabendo negar-se a executá-la. Contudo, a ausência de capacitação sempre foi o maior obstáculo enfrentado, uma vez que o IFPR promove capacitações, mas apenas um, ou no máximo dois servidores conseguem vaga, sendo que a maioria improvisa no seu cotidiano, sem ter a certeza de que está se conduzindo corretamente”, explica.

Sobre a importância de participar dessas ações, a servidora afirma que “indiscutivelmente [o curso de capacitação] irá colaborar na medida em que todos os servidores capacitados tem a clara noção da conduta que deve ser adotada pelo fiscal ou gestor do contrato, bem como as responsabilidades que pesam sobre os mesmos, além dos mecanismos colocados à sua disposição para bem executar suas tarefas diárias”.

Como participar

Todos os servidores do IFPR são convidados a participar do levantamento. O formulário eletrônico está disponível na página da DCA.

Saiba mais

Topo