Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Conselho Científico

 

O Conselho Científico é um órgão consultivo da Editora do IFPR, constituído pelos consultores convidados pela EDITORA-IFPR para avaliarem obras propostas para publicação.

 

Compõem o Conselho Científico representantes de cada grande área do conhecimento, com experiência comprovada pelo currículo cadastrado na Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na área em que representa.

Os representantes de área do Conselho Científico poderão ser indicados pelo membro representante da respectiva área do Conselho Editorial.

O exercício da função de membro do Conselho Científico será considerado atividade voluntária, tendo o conselheiro o direito de receber a respectiva certificação.

O exercício da função de conselheiro no Conselho Científico será considerado atividade voluntária do servidor, sendo contabilizada em sua carga horária de trabalho e que deverá representar o máximo de 02 (duas) horas semanais no caso de docente do IFPR.

O membro do Conselho Científico não poderá participar como editor-chefe, de seção ou equivalente em nenhum dos periódicos homologados, ou que esteja pleiteando homologação pela EDITORA-IFPR.

Compete aos membros do Conselho Científico:

I. Avaliar as propostas de publicações de obras, conforme critérios estabelecidos pelo Conselho Editorial;

II. Emitir parecer sobre proposta de obras apresentadas para publicação, dentro do prazo estabelecido.

O conselheiro científico poderá, se necessário, recorrer a outro consultor, pertencente ou não ao Conselho Científico, permanecendo sob sua responsabilidade a entrega da obra, com o devido parecer, no prazo acordado.

No caso de obras com temas multidisciplinares, estas deverão ser avaliadas por mais consultores. Desta forma, deverão ser analisados em conjunto todos os pareceres, sendo a média aritmética das pontuações encaminhada ao Conselho Editorial.

No caso de impedimento ou suspeição por parte do membro do Conselho Científico designado para realizar a avaliação, este deverá comunicar imediatamente ao Conselho Editorial, a fim de que a obra seja encaminhada a outro avaliador.