Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR INSTITUTO FEDERAL Paraná

Certificação ENEM 2011

Certificação do Ensino Médio com base no resultado do ENEM 2011 é uma possibilidade oferecida aos candidatos com idade mínima de 18 anos na data de realização da primeira prova do exame e que não concluíram o Ensino Médio. Os interessados podem obter certificação de conclusão ou declaração parcial de proficiência em áreas de conhecimento do Ensino Médio.

Normativas:

A edição 2011 da Certificação do Ensino Médio através do ENEM é regulamentada pelos seguintes documentos:

Guia IFPR 2011 – Certificação do Ensino Médio – Orienta sobre os Procedimentos Gerais para  solicitação de Certificação  do Ensino Médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2011

Edital IFPR nº 02-2012 , de 13 de janeiro de 2012 – Estabelece as normas para solicitação no IFPR de Certificação de Conclusão do Ensino Médio, com base no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2011.

 

Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008 –  Lei de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Portaria MEC nº 807, de 18 de junho de 2010 – Institui o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Edital INEP nº 07, de 18 de maio de 2011 – Edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que rege a realização do Enem,  edição 2011.

Portaria Normativa MEC nº 16, de 27 de julho de 2011 – Dispõe sobre certificação no nível de conclusão do Ensino Médio ou Declaração de proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Quem pode solicitar a certificação?

O interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio pelo Instituto Federal do Paraná – IFPR deverá atender aos seguintes requisitos:

  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data de realização da primeira prova do ENEM 2011 (22/11/2011);
  • Ter atingido o mínimo de 400 (quatrocentos) pontos em cada prova objetiva de área de conhecimento do ENEM 2011;
  • Ter atingido o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na prova de redação do ENEM 2011;
  • Não ter concluído o Ensino Médio.

Com base em seus resultados, os interessados poderão obter:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio
    O Certificado de conclusão do Ensino Médio é o documento que reconhece oficialmente que o educando cumpriu na íntegra todos os componentes curriculares do núcleo comum do atual Ensino Médio e possibilita seu titulado ao prosseguimento de estudos.
  • Declaração Parcial de Proficiência em Componentes Curriculares
    A Declaração Parcial de Proficiência é um documento que corresponde ao Histórico Escolar Parcial. Nela são transcritos os resultados que o requerente obteve nas áreas de conhecimento em que foi considerado aprovado na edição do Exame. Com esse documento, o aluno comprova o êxito na proficiência de determinados componentes curriculares, não tendo a necessidade de cursá-los ou certifica-los novamente.
    O requerente poderá procurar escolas credenciadas pelas Secretarias Estaduais de Educação, para orientação sobre como proceder à complementação de estudos, seja por meio de estudos formais ou de Exames Supletivos que a Secretaria de Estado da Educação aplica.
    Outra possibilidade é esperar uma nova edição do ENEM, já que é possível utilizar várias edições para a obtenção da Proficiência em todas as áreas e, consequentemente, o Certificado de Conclusão.

Quais os documentos necessários para a solicitação?

Para solicitar a 1ª Via da certificação do Ensino Médio com base no resultado do ENEM – 2011,  o requerente deverá entregar ao IFPR, ou encaminhar via correios, os seguintes documentos:

  • Requerimento Enem 2011 (preenchido e assinado);
  • Declaração de não conclusão do Ensino Médio (preenchida e assinada);
  • Cópia autenticada de cédula de Identidade*;
  • Cópia autenticada de certidão de nascimento ou casamento*;
  • Número de inscrição no CPF;
  • Boletim Individual contendo o resultado obtido no ENEM 2011;
  • Declaração de proficiência ou boletim individual de edições anteriores, quando for o caso**.

Observações:

  • *As cópias autenticadas poderão ser substituídas por cópias simples mediante a apresentação dos documentos originais no momento do protocolo. Exceto os requerimentos enviados via correios que deverão ter essa documentação obrigatoriamente autenticada;
  • **A Certificação Parcial de Proficiência ou boletim de desempenho anterior somente são necessários àqueles que desejarem utilizar o Resultado do ENEM, edições  2010 e 2009 e/ou Encceja 2008 – Ensino Médio, como parte integrante de seu desempenho no Enem 2011;
  • Não é necessário apresentar comprovante de conclusão do Ensino Fundamental para requerer a certificação do Ensino Médio, bem como não haverá cobrança de taxa para a solicitação da certificação com base nos exames.

 

Para solicitar a 2ª via da certificação do Ensino Médio com base no resultado do ENEM – 2011,  o requerente deverá entregar ao Câmpus Certificador do IFPR que emitiu o documento original, o Requerimento de 2ª via com justificativa (preenchido e assinado):

 

Em quais locais posso solicitar a certificação do ensino médio?

No IFPR, a Certificação do Ensino Médio com base nas notas do Enem, edição 2011 é realizada pelos seguintes Câmpus:

Assis Chateaubriand; Campo Largo; Curitiba; Foz do Iguaçu; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Palmas; Paranaguá; Paranavaí; Telêmaco Borba e Umuarama

Em quanto tempo recebo meu certificado?

Após o recebimento da documentação e tendo o interessado direito à certificação, o IFPR terá o prazo de até 60 (sessenta) dias para a emissão dos documentos.

Outras informações podem ser obtidas junto à Coordenadoria Geral de Secretaria Acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino (CGSA/PROENS) por meio do telefone (41) 3595-7690 ou pelo e-mail cgsa.proens@ifpr.edu.br.

Topo