Seminário Institucional do Pibid – Instituto Federal do Paraná
Seminário Institucional do Pibid

Seminário Institucional do Pibid

Atualizado em

Copiado!

Publicado em 20/09/2019.

O  Seminário do Pibid acontece anualmente no IFPR como sugestão da Capes, com o intuito de socializar os projetos que são desenvolvidos nas escolas de atuação do programa. Neste ano de 2019, encontra-se em sua sexta edição.

Os objetivos do seminário institucional compreendem a socialização de  alguns aspectos acerca de como o processo vivenciado pelos bolsistas no Pibid está possibilitando aos licenciandos sua integração com os professores da rede pública de ensino e com os alunos de educação básica, considerando suas percepções a respeito do desempenho no processo ensino-aprendizagem. 

O seminário reúne acadêmicos e professores de todas as licenciaturas do IFPR, bolsistas, supervisores e coordenadores dos subprojetos de Artes, Ciências Biológicas, Sociologia, Educação Física, Letras – Português e Inglês, Pedagogia e Química para discussões e debates relacionados à formação docente inicial e continuada e também a reflexão de questões relacionadas ao ser professor, bem como os desafios que são propostos no exercício da carreira docente.

Um dos pontos fortes do evento são as rodas de conversa, geralmente organizadas em salas temáticas mediadas por um professor coordenador. Dentre as salas temáticas, damos destaque a: 1) Práticas Interdisciplinares; 2) Metodologias Inovadoras de Ensino e Aprendizagem; 3) A Docência na Escola e na Formação de Professores; 4) Contextualização no Ensino e Experimentação; 5) O Uso de Tecnologias no Ensino, Saberes e Culturas.

Além das rodas de conversa, também acontecem palestras, oficinas, atividades experimentais, mini-cursos e atividades culturais.

O encontro possibilita planejar conjuntamente, conhecer o trabalho do outro e permitir novas interações para trabalhos futuros, contribuindo com a qualificação inicial e continuada de docentes. O Pibid se constitui numa das alternativas potenciais para fortalecer a formação inicial, considerando as conexões entre os saberes que se constroem na universidade e os saberes que cotidianamente são produzidos e se entrecruzam nas unidades escolares. 

Confira algumas fotos das edições anteriores:

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.