Semana de capacitações acontece em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Semana de capacitações acontece em Curitiba

Finalizando o ano, de 11 a 14 de dezembro, Curitiba recebeu três eventos de capacitação, que foram pensados de acordo com o Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) do ano passado.

A Oficina de Desenvolvimentos de Equipes foi solicitada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), com o objetivo de aprimorar a atuação do setor enquanto equipe. O curso foi ministrado por Simone de Mello, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e aconteceu em uma sala da UTFPR, de 11 a 13 de dezembro.

“O curso serviu para a equipe da pró-reitoria debater situações que normalmente não tem oportunidade no dia a dia”, comenta Fábio Zampieri, servidor da Proplan.

De 11 a 14 de dezembro, na Diretoria de Educação a Distância do IFPR, ocorreu o curso Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos com servidores da diretoria e dos campi. A capacitação, ministrada pela instrutora Roberta dos Santos Lemos, da Enap, teve 30 participantes, todos envolvidos com as funções de gestão e fiscalização de contrato nas unidades da instituição.

“O curso trata de todas as etapas que envolvem o processo licitatório: vai do planejamento da licitação, que pode demorar meses, passando pelas suas diferentes etapas, características dos contratos celebrados com os fornecedores, à entrega do produto ou serviço contratado e as penalidades cabíveis às empresas que não cumprirem com suas obrigações; nós também tratamos das inovações da Instrução Normativa 05, de 2017, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão”, explicou a instrutora.

A servidora Amanda Silva, do Campus Telêmaco Borba, destaca a importância da participação nesses eventos, em especial a reciclagem de conhecimentos que eles permitem: “O curso nos atualizou sobre as mudanças trazidas pela Instrução Normativa 05 ao processo licitatório. A própria IIN destaca a importância da participação dos gestores e fiscais de contratos desde o início do processo licitatório, por isso é importante que tenhamos conhecimento dele”, destaca a servidora. Outro ponto enfatizado é a ampliação da rede de contatos: “nós conhecemos os colegas que também fazem a gestão e fiscalização de contratos em outros setores e campi, as diferentes situações que eles enfrentam em suas unidades. É uma aproximação e uma troca de conhecimentos muito positiva”, avalia.

Fechando a semana, o 10º Encontro de GT Pessoas reuniu os servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e os responsáveis pelo setor nos campi e na reitoria. O evento foi realizado no Hotel Golden Park, dias 13 e 14 de dezembro.

Na pauta estiveram questões administrativas, novidades sobre o sistema utilizado e momentos de integração. Ed Carlos Cavalcanti, do Campus Paranaguá, participa do evento pela primeira vez: “é muito bom estar aqui para conhecermos nosso colegas, para me inteirar das atividades e saber das perspectivas para o ano que vem”.

Marina Castagnara, pró-reitora de gestão de pessoas substituta, destaca justamente a importância da integração no evento, que vai além do caráter informativo. “É momento de entender as dúvidas, dificuldades e particularidades de cada campus.  Às vezes temos uma expectativa, criamos um procedimento, por exemplo, que não atende às demandas que eles têm lá na ponta, então esse momento mais que tudo é de ouvi-los”, declara.

Preencha o LNC: sua capacitação colabora com o desenvolvimento do IFPR!

O Levantamento de Necessidades de Capacitação 2018 está disponível a todos os servidores do IFPR para preenchimento até dia 07 de fevereiro. As informações coletadas no LNC 2018 auxiliarão as unidades e a Diretoria de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DCA/Progepe) no planejamento da programação de capacitação do próximo ano, com foco no desenvolvimento das competências necessárias aos servidores e equipes para o melhor desempenho no trabalho e na racionalização do recurso público disponível.

“No momento de definir os cursos de capacitação, nós precisamos ouvir o servidor para que eles possam nos indicar um caminho. Por isso, eu peço a todos que participem do LNC, para que possamos criar um programa de capacitação mais adequado aos anseios e às necessidades da nossa comunidade interna”, finaliza o reitor pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta.