Semana de capacitação voltada a Auditores acontece em parceria do IFPR com a UFPR – Instituto Federal do Paraná

Entre os dias 19 e 23 de junho, acontece a Semana de Capacitação da Auditoria Interna. O evento, idealizado e organizado em conjunto com a UFPR, é composto por dois cursos: “O Novo Paradigma da Administração Pública (Governança, Riscos e Controles)” e “Curso de Tesouro Gerencial para Auditores”. O encontro conta com a presença de servidores de 15 estados.

O primeiro evento, ministrado por Bruno Dantas Affonso, auditor vinculado à Auditoria Técnica do Conselho de Curadores da Universidade Federal Fluminense, traz em si temas tratados na Instrução Normativa 01/2016 (CGU e MPOG) como a gestão e análise de risco. O segundo curso busca instrumentalizar o corpo de auditores através da operação do Tesouro Gerencial, ferramenta utilizada para extração de dados financeiros referente às ações das Instituições públicas e é comandado por Ênio Henrique Teixeira, auditor-chefe da Universidade Federal de Juiz de Fora.

“O evento nasceu do anseio de ambas as Auditoria Internas, IFPR e UFPR, em capacitar seus auditores, uma vez que por se tratar de um cargo específico, necessita de aperfeiçoamentos peculiares para o desempenho das funções”, declara o Auditor-Chefe do IFPR, Roberto Batista.

Nesta segunda-feira (19), no encontro de abertura, compuseram a mesa, entre outros, Paulo Yamamoto, Reitor Pro tempore em exercício do IFPR, o Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, o Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Paraná (TCU), João Manoel da Silva Dionísio, e o Superintendente da Controladoria Regional da União (CGU) no Paraná, Moacir Rodrigues de Oliveira.

Yamamoto, na sua fala de abertura, colocou que no atual momento do país é essencial parcerias que visem otimizar recursos, inclusive na área de capacitação, e falou sobre o papel do controle: “o controle precisa acompanhar a execução, então ele tem que estar presente no planejamento estratégico da Instituição e no Plano de Desenvolvimento Institucional”. Por fim, ele lembrou que na última reunião de diretores do IFPR foi criado um Comitê de Governança e Gestão de Risco, justamente para estudar melhor o tema.

UFPR promove capacitação de auditores internos de instituições de ensino superior