Início notícias Seis campi participam de evento científico nacional

Seis campi participam de evento científico nacional

Foto de estudantes e servidores posando para a câmera na frente de um banner do evento
IFPR representado na Febrace

O IFPR esteve presente na 17ª edição da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) com seis trabalhos apresentados de unidades diferentes.

Entre os projetos que representaram o IFPR estavam dois projetos indicados pelo VII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) do Campus Avançado Quedas do Iguaçu e Campus Curitiba, e quatro projetos de submissão individual dos campi Campo Largo, Paranavaí, Jaguariaíva e Paranaguá. A edição 2019 da Feira contou com um total de 332 projetos desenvolvidos por estudantes de todo o país, sendo 76 da região sul e desses, 30 Paraná. O evento aconteceu de 19 a 21 de março em São Paulo (SP). Confira o evento no Se Liga!

Impacto para os estudantes

Para Arthur José Sary, estudante do curso técnico integrado de Eletrônica do Campus Curitiba e um dos desenvolvedores do projeto “Medidor de chuva dirigida”, participar da Febrace foi uma experiência única.

“A feira é muito maior do que qualquer outra que eu já participei e tem muitos projetos inovadores. Tem também muita gente passando e vendo nosso trabalho e é interessante conversar com essas pessoas e desenvolver novas ideias a partir de diferentes pontos de vista”, ressalta.

Maria Vitória de Miranda Rodrigues e Nataly Gomes Ranieri, alunas do Campus Jaguariaíva e autoras do projeto “Método de quantificação do potencial desemulsificante de bactérias para auxiliar na primeira etapa do tratamento do fluido de corte” destacaram o aprendizado conquistado nos três dias de Feira.

“Achamos o evento maravilhoso, uma grande oportunidade, sem falar no enorme aprendizado,” afirma Maria Vitória. “Só de estar aqui estamos muito felizes, foi muito bom ter vindo e representado nossa Instituição”, enfatiza Nataly.

Para Mylena Beatriz de Paula, discente do Campus Campo Largo e uma das autoras do projeto “Civilizações em conflito: os povos indígenas e as políticas de governo do Paraná (1853-1930)” a vivência foi produtiva.

“É a primeira vez que estou participando de uma edição da Febrace e tem sido uma experiência muito positiva e uma oportunidade de conhecer projetos legais e pessoas novas”, destaca a aluna.

Projetos do IFPR que participaram da 17ª Febrace

• Campus Avançado Quedas do Iguaçu: “Fitopharma APP sobre Fitoterapia” – discentes Camila De Mari, Gustavo Pascoaloto e Giulia Marcela Arsego Jaguszeski; docente Flávio Endrigo Cechim.
  • Campus Curitiba: “Medidor de chuva dirigida” – discentes Arthur José Sary e Felipe Schwarzer Paz; docentes Dominique Elena Giordano Gonzalez e Alisson Antonio de Oliveira.
  • Campus Campo Largo: “Civilizações em Conflito: os povos indígenas e as políticas de governo do Paraná (1853-1930) – discente Mylena Beatriz de Paula; docentes Fabio Lucas da Cruz e Sandro Marcos Castro de Araújo.
  • Campus Paranavaí: “Iogurte diet probiótico: substituindo os adoçantes artificias” – discentes Guilherme Mamede da Costa e Maria Eduarda Santos Ciboldi, Marlon Memédio de Paula; docente Tatiana Colombo Pimentel.
  • Campus Jaguariaíva: “Método de quantificação do potencial desemulsificante de bactérias para auxiliar na primeira etapa do tratamtno do fluído de corte” – discentes Nataly Gomes Ranieri e Maria Vitória de Miranda Rodrigues; docentes Danielle Hiromi Nakagawa e Luís Fernando Firmino Demetrio.
  • Campus Paranaguá: “Programação em alto relevo – mesa de programação para deficientes visuais”- discentes Ilan Francisco da Silva e João Rafael Stopinski Triaquim; docentes Rafael Rogora Kawano e Hugo Alberto Perlin.

Sobre a Febrace

Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli-USP, a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.