SEI é implantado no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Sistemas Institucionais

SEI é implantado no IFPR

A partir das 18h desta sexta-feira (31), todos os processos do IFPR serão realizados de forma eletrônica pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta de gestão de processos e documentos eletrônicos que chega ao Instituto para substituir o módulo protocolo do sistema Sipac, conferindo agilidade, transparência, praticidade e redução de gastos. A implantação iniciou-se em fevereiro e contou com a participação ativa de diversos setores e servidores da Instituição.

Sobre o SEI

O SEI tem a função de viabilizar a gestão e tramitação dos processos e documentos eletrônicos entre unidades e órgãos da Administração Pública. Criado em 2009 pelo Tribunal Regional da 4ª Região, foi escolhido como ferramenta de referência do Processo Eletrônico Nacional (PEN). Indicado pelo Ministério da Educação (MEC), trata-se de uma ferramenta gratuita que vem sendo utilizada por diversas instituições públicas.

O SEI apresenta um sistema com multiplataforma – algumas funcionalidades podem ser acessadas em celulares e tablets –, tem atuação colaborativa e vem ao encontro da sustentabilidade. Trâmites relacionados aos processos da administração pública passarão a serem realizados digitalmente por meio do novo sistema.

A adoção do SEI implica em diversas vantagens ao IFPR, como:

• Agilidade nos processos
  • Segurança nos trâmites
  • Possibilidade de acessar remotamente
  • Controle dos níveis de acesso
  • Revisão dos fluxos de trabalho
  • Tramitação em múltiplas unidades
  • Facilidade de uso do sistema