Reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) é realizada na Reitoria – Instituto Federal do Paraná

Reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) é realizada na Reitoria

Foi realizada, nesta quarta-feira (24), reunião extraordinária do Colégio de Dirigentes do IFPR, no prédio da Reitoria em Curitiba. No encontro, discutiram-se temas referentes à gestão do Instituto e foram eleitos representantes dos dirigentes para o Conselho Superior.

No dia anterior, terça-feira (23), já havia sido realizada uma reunião de ambientação, da qual participaram diretores de campi que assumiram o cargo recentemente.

Nas duas reuniões, os diretores debateram, com pró-reitores e com o reitor pro tempore, temas de relevância para todo o Instituto.

Encaminhamentos do Conif
Na abertura da Reunião do Codir, o reitor pro tempore, Odacir Antonio Zanatta, trouxe encaminhamentos que foram debatidos em reunião anterior realizada no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), como, por exemplo, o mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Prof-EPT), que será ofertado, em rede, para servidores da Rede Federal já no primeiro semestre de 2017.

Orçamento
O reitor pro tempore e os pró-reitores de Administração, Carlos Alberto de Ávila, e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Paulo Yamamoto, apresentaram e discutiram dados sobre a matriz orçamentária para 2017, ano em que a Rede Federal contará com cerca de 818 mil estudantes e um orçamento de aproximadamente de R$ 2,1 bilhões. A título de comparação, em 2012 eram 448 mil estudantes e a matriz era de R$ 1,7 bilhão.

Segundo o reitor, o ano de 2017 será desafiador no que diz respeito às limitações orçamentárias. “Precisaremos dialogar com os deputados federais e também com prefeituras e associações das regiões onde estão nossos campi, para enfrentarmos este momento de redução de recursos”, disse.

Para o IFPR, o orçamento para 2017 deve ser de, aproximadamente, R$ 39,6 milhões, o que corresponde a uma redução média de 26% com relação ao ano de 2016.

Nepi
O reitor pro tempore informou que o MEC deverá criar, em breve, cinco Núcleos Estruturantes da Política de Inovação (Nepis), que atenderão as cinco regiões brasileiras. Os Nepis regionais deverão coordenar o trabalho dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).  Cada campus deve indicar, nos próximos dias, o(a) servidor(a) que fará parte do Conselho dos NITs/Nepi da Região Sul.

Representantes no Consup
Durante o Codir, foi realizada a eleição de representantes da categoria Diretores de Campi do Consup.

A votação foi realizada devido às nomeações efetuadas recentemente nas direções de algumas unidades.

Com as alterações administrativas, membros do Consup que eram suplentes ascenderam à titularidade e, com isso, houve vacância em três suplências.

Por maioria dos votos, foram eleitos, respectivamente, como segundo, terceiro e quarto suplentes, Alan Padilha (Umuarama); Karina Mello Bonilaure (Telêmaco Borba) e Luciano Martignoni (Palmas).

Dessa maneira, a representação da categoria Diretor de Campus no Consup passou a ser a seguinte:

Representantes dos Dirigentes de Campi no Consup*:

1º titular: Adriano Willian da Silva (Curitiba)
2º titular: Roberto Teixeira Alves (Paranaguá)
3º titular: José Barbosa Dias Junior (Paranavaí)
4º titular: João Claudio Bittencourt Madureira (Campo Largo)

1º suplente: Onivaldo Flores Junior (Ivaiporã)
2º suplente: Alan Padilha (Umuarama)
3º suplente: Karina Mello Bonilaure (Telêmaco Borba)
4º suplente: Luciano Martignoni (Palmas).

*Foram eleitores os diretores-gerais de campi e diretores de diretorias sistêmicas. Candidataram-se aos postos de representante da categoria seis diretores-gerais de campi.

Concurso Público
A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Eliane Aparecida Mesquita, trouxe informações sobre o concurso público regido pelo edital 015/2016, que atualmente está suspenso em cumprimento a uma decisão judicial.

Ela explicou os motivos da suspensão e detalhou os encaminhamentos que estão sendo tomados para que seja encontrada a solução adequada para a retomada do concurso.

De acordo com a pró-reitora, os ajustes necessários estão sendo realizados e, ainda nesta semana, será apresentada à Justiça e ao MPF a proposta para a retificação do edital, atendendo à determinação judicial e à legislação vigente no que diz respeito à reserva de vagas para candidatos com deficiência e candidatos negros.

Processo Seletivo
O pró-reitor de Ensino, Sérgio Garcia dos Martires, apresentou informações referentes ao Processo Seletivo IFPR 2017. Segundo ele, os editais estão em fase de análise pela Procuradoria Federal e, após revisão por parte da Reitoria e dos campi, devem ser publicados nos próximos dias.