Responsabilidade social é fomentada por estudantes de Administração do Campus Palmas – Instituto Federal do Paraná

#SomosTodosEducadores

[Notícia publicada em 18 de dezembro de 2015] Estudantes do Curso Superior de Bacharelado em Administração do Campus Palmas estão promovendo uma série de atividades de responsabilidade social por meio do componente curricular “Projetos Comunitários”, do 8º período. A disciplina conta com sete projetos, quatro deles executados no mês de dezembro.

Uma das iniciativas, intitulada “Natal feliz em Mariópolis”, foi coordenada pelos acadêmicos Maxoel Bombonato, Stefânia Geminiano e Danielly Cristina Gallon no dia 5 de dezembro. A ação contou com atividades recreativas no ginásio de esportes de Mariópolis, envolvendo aproximadamente 80 crianças, que receberam cachorro-quente, refrigerante e contaram com a visita do Papai Noel. Outro projeto, “Natal doce em Palmas”, foi coordenado pelos discentes Jonas Bueno, Robson da Silva e Rogério Restelli. Por meio dele, houve a arrecadação de doces para crianças carentes. No sábado (12), foi realizada, nos bairros São José, Rocio, El Dourado e Lagoão, a entrega dos cerca de 850 pacotes de guloseimas.

O projeto de número três, “Natal feliz na Casa Lar de Palmas”, foi coordenado pelas acadêmicas Aline de Lima, Leiliane Aparecida Chagas e Suhayla Castanha. A atividade promoveu brincadeiras, cama elástica, distribuição de sorvete e algodão doce para as crianças, além da visita do Papai Noel. Já a iniciativa “Uma árvore, Uma vida” teve a coordenação dos estudantes Jean Felipe de Lima, Raquel Aparecida Meneguzzo, Maria Eduarda Santos, Derick Assmann e Katia Regina Olivo, em parceria com o Hospital Santa Pelizzari de Palmas. Parte da ação aconteceu na semana de 07 a 11 de dezembro e contou com a entrega de uma planta frutífera para cada criança nascida no hospital.

Após a execução dos projetos, os grupos realizaram um bate-papo com o intuito de autoavaliarem seu desempenho. De acordo com a professora que ministra o componente curricular de Projetos Comunitários, Fabiana Batistella, as quatro equipes foram unânimes ao afirmar que tiveram uma melhoria no planejamento de cada projeto e, consequentemente, no aprendizado prático de planejamento, liderança e organização.

“Todos elencaram como pontos fortes a alegria que puderam levar às crianças e a aceitação dos pais no projeto ‘Uma árvore, uma vida’. Falaram da emoção de ver e sentir a alegria de proporcionar um dia mais feliz às crianças carentes e que, no próximo ano, mesmo formados, querem continuar a desenvolver essas ações”, relata a professora. A disciplina coaduna os objetivos do IFPR como instituição inclusiva, visto que deve estar atenta aos desafios da sociedade atual, especialmente aos ligados à responsabilidade social.

Os demais projetos previstos serão realizados de fevereiro a março de 2016 e contemplarão a revitalização do Albergue Dr. Zé Maria, de Palmas, a constituição do “Amicão” (projeto que visa à implantação de alimentadores em pontos estratégicos para cães de rua), a realização de atividades recreativas no Lar dos Velhinhos, além da continuação do projeto “Uma árvore, uma vida” em fevereiro – com distribuição de mudas de plantas frutíferas na Praça do Senhor Bom Jesus.