Reitoria e campi do IFPR celebram Dia Internacional da Mulher – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Reitoria e campi do IFPR celebram Dia Internacional da Mulher

Publicado em

Copiado!

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, a Reitoria e os campi do IFPR realizaram diversas atividades com o objetivo de proporcionar um momento de lazer, bem-estar e de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, voltado para o empoderamento feminino e a prevenção da violência de gênero.

Na Reitoria, nos dias 08 e 09, as atividades foram promovidas pela Diretoria de Extensão, Arte e Cultura (Diext/Proepi). A abertura do evento ocorreu na manhã do dia 08, seguido de um café da manhã colaborativo, exibição de material audiovisual produzido por um servidor da Proepi e exibição do filme “As Sufragistas”. Já na sexta-feira (09), foi realizada uma dinâmica de um resgate histórico sobre a mulher na sociedade. A programação na Reitoria terminou com uma aula de dança do ventre para as servidoras.

No Campus Assis Chateaubriand, foi desenvolvido um cartão virtual com a poesia de um aluno do campus em homenagem às mulheres. Na biblioteca, foi realizada uma exposição com obras de autoras de destaque. Leia mais.

O Campus Capanema promoveu a atividade “É coisa de mulher”, na qual professoras, bibliotecárias e alunos realizaram reflexões referentes ao papel da mulher na sociedade por meio de diferentes apresentações, ressaltando a necessidade de eliminar o preconceito, a desvalorização da mulher e a hierarquia de gênero. Foram exibidos relatos, em vídeo, de mulheres que sofreram diferentes tipos de opressão. Na biblioteca do campus, os alunos puderam transitar por um “túnel” que continha fotos e informações referentes às “Mulheres Inspiradoras” da Literatura e do campus. O evento foi finalizado com um momento de interação onde os alunos puderam compartilhar experiências referentes ao empoderamento feminino. Leia mais.

Uma homenagem foi realizada no Dia Internacional da Mulher no Campus Cascavel. As servidoras e terceirizadas receberam uma muda de suculenta, simbolizando força e resistência. Leia mais.

No Campus Colombo, a programação desenvolvida pelo Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação em Direitos Humanos (Niepidh) e o Grupo de Pesquisa “Educação, Gênero e Trabalho” contou com uma performance dos estudantes intitulada “Nem tudo são flores” e palestra com a professora Joyce Luciane Correia Muzi, que tratou das violências vividas pelas mulheres, bem como as relações dos preconceitos na educação e nos espaços de trabalho. Leia mais.

No Campus Coronel Vivida, as colaboradoras Perla, Jéssica e Márcia, do núcleo Maria da Penha (Numape – UNIOESTE) de apoio educativo, jurídico e psicológico às vítimas de violência doméstica, estiveram no campus e proferiram uma palestra sobre violência doméstica e familiar para estudantes e aberta à comunidade. No dia 08, ocorreu a exibição por meio do cineclube do campus ,“O Cine Mulher”, do filme “Cinco graças – Mustang”. Na biblioteca do campus também foram evidenciadas por meio de uma pequena exposição obras de autoras mulheres. Leia mais.

Na Diretoria de Educação a Distância, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado com um café da manhã colaborativo entre os servidores. Leia mais.

No Campus Foz do Iguaçu, professores dos cursos técnicos integrados organizaram um evento cujo tema central foi “Violência contra Mulher”. Para contemplar o maior número de participantes, a atividade foi realizada em duas edições, uma no período da tarde do dia 08 e outra na manhã do dia 09 de março. Composto por leitura de textos, exibição de vídeos, discussão sobre conceitos e relatos de experiência, o encontro ocorreu na Biblioteca do campus e contou com a presença de alunos, professores e técnicos. Leia mais.

O Campus Ivaiporã realizou um café da manhã para as servidoras da Diretoria de Planejamento e Administração, com a exibição de um vídeo motivacional e entrega de flores para as servidoras do setor. No período da tarde, a Direção-Geral realizou um café com a participação de todas as servidoras do campus e a entrega de chocolate com uma mensagem para cada servidora e terceirizada. Leia mais.

O Dia Internacional da Mulher no Campus Londrina foi comemorado com “Café & Prosa” pelos alunos do 3° semestre do curso Técnico em Enfermagem. A atividade, realizada na disciplina de Saúde Coletiva II, teve como objetivo celebrar a data, especialmente em uma profissão ocupada em sua maioria por mulheres, e assim marcar a luta de todas as mulheres por liberdade e igualdade. Leia mais.

O Campus Pitanga realizou intervenções com cartazes do grupo de estudos “Respeita as minas”, nos quais foram apresentadas mensagens sobre a importância da luta contra a violência que as mulheres sofrem. As servidoras receberam uma rosa em homenagem ao seu dia e foi promovida a palestra “Um dia de luta: mulheres e violência”, por Daniely Porfirio, escrivã da Polícia Civil do Paraná. Leia mais.

O Campus Quedas do Iguaçu convidou a Pedagoga Marcelaine Reguelin (CRAS-Quedas) e a Assistente Social Sandra Luísa Oliveira (CREAS) para tratarem do tema “Viver sem violência é direito de toda Mulher”. A palestra abordou os diversos tipos de violência, como a física e psicológica, além de abordar dados alarmantes sobre os casos de violência sofridos pelas mulheres brasileiras. Ao final da explanação, os alunos tiveram oportunidade de discutir o tema. A programação contou ainda com o “Cine Debate” sobre o filme “Histórias Cruzadas”. Leia mais.

Integrando a terceira edição do projeto “Mulheres e Olhares”, no dia 07 de março a pesquisadora da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) Mayã Polo de Campos ministrou no auditório do Campus Telêmaco Borba a palestra “Depois do não é tudo assédio: Considerações sobre feminismo, violência, consentimento e porque estamos com raiva”. No dia 08, o “Saia de Saia” teve sua terceira edição, convidando estudantes de ambos os sexos a irem vestindo saia curta ao campus, com o objetivo de conscientizar e prevenir casos de assédios e agressões verbais que ainda ocorrem com mulheres que usam roupas curtas. Leia mais.

Em União da Vitória, mostra de artes, palestras, lançamento de vídeo e mesa-redonda marcaram a I Semana da Mulher do campus. A mostra Body Image Advertising trouxe a discussão dos padrões de beleza impostos pela mídia e a crítica dos alunos do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, que trabalharam esse tema em sala de aula, na disciplina de inglês. A exposição Mulheres na Literatura apresentou nomes de autoras importantes e obras literárias com o tema “mulheres”. Leia mais.

Topo