Reitor e Pró-Reitores realizaram reunião com representantes dos servidores – Instituto Federal do Paraná

Reitor e Pró-Reitores realizaram reunião com representantes dos servidores

No dia 06 de setembro, o professor Irineu Colombo, reitor do IFPR e os pró-reitores estiveram reunidos novamente com os representantes dos servidores da Instituição. Membros da Comissão de Técnicos Administrativos e do Conselho Estadual e da Diretoria do Sindiedutec participaram do encontro que iniciou com uma nova discussão acerca do tema plano de trabalho após a retomada das atividades.

Com base nos debates realizados em reunião do Colégio de Dirigentes (codir), ofício da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e no que foi discutido na reunião realizada em 29 de agosto, ficou acordado entre os presentes que todos os setores e unidades devem apresentar um plano de trabalho dos servidores, com anuência e aprovação da chefia imediata, com o intuito de reorganizar os processos e as atividades. Os planos de trabalho devem ser encaminhados para a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (Progepe), procedimento análogo ao adotado com os Calendários Acadêmicos – que definem o plano de reposição de trabalho dos docente, que estão sendo encaminhados para a Pró-Reitoria de Ensino (Proens).

Outro tema debatido na reunião foi a regulação de atividade docente. A decisão da reunião anterior foi que o Gabinete do Reitor apresentaria um minuta de portaria que auxiliaria no entendimento das Resoluções 02/2009 e 132/2010 após discussão com os diretores gerais dos Câmpus e pró-reitores. A minuta será encaminhada para análise do Sindiedutec e a entidade terá até dia 20 de setembro para dar um retorno. Em síntese, a minuta não revoga as duas resoluções e terá as seguintes premissas: o comparecimento do docente no câmpus para aulas e atividades de apoio ao ensino (orientação de Trabalho de Conclusão de Curso ou Atividades Complementares ou de bolsistas e atendimento ao aluno) é obrigatório e terá exigência de controle de presença. As demais atividades, como Pesquisa, Extensão e Manutenção do ensino (ações didáticas do docente relacionadas ao estudo, planejamento, preparação, desenvolvimento e avaliação das aulas ministradas nos cursos e programas regulares do IFPR) não precisam ser obrigatoriamente realizadas nas dependências das unidades, porém serão discutidas métricas para acompanhamento e levantamento de indicadores para as referidas atividades.

A reunião também discutiu o procedimento de Consulta interna, especialmente em relação as minutas dos Conselhos de Administração e Planejamento (Consap) e de Ensino (Consep) que ficaram disponíveis para a sugestões até meados de maio. Os Conselhos são uma das pautas da próxima reunião do Conselho Superior, a ser realizada em 17 de setembro.

O reitor Irineu Colombo também destacou, durante a reunião, que o lançamento do edital para a construção dos blocos pedagógicos será realizado junto ao evento de apresentação do Plano Diretor do Câmpus Capanema, no dia 15 de setembro. Antes, porém, no dia 13 de setembro, haverá apresentação do Plano Diretor do Câmpus Curitiba.

Neste primeiro edital, serão investidos mais de R$ 70,9 milhões para a construção de 18 unidades, com prédios de aproximadamente 3,2 mil m². De acordo com o plano diretor, estes prédios terão dois andares. Para o térreo estão previstos: biblioteca(486m²), área de exposições, sala de aula multiuso, espaço de convivência (pátio coberto), secretaria de assistência aos alunos; já para o andar superior, haverá área para o setor administrativo e coordenações, sala de professores, salas auxiliares e espaço de convivência para servidores. A próxima reunião de negociação será no dia 25 de setembro.

Confira as fotos da reunião em álbum do Facebook