Reitor do IFPR participa de evento Educação em Debate 2017 – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Reitor do IFPR participa de evento Educação em Debate 2017

Publicado em

Copiado!

Na manhã da última quarta-feira (03), o Reitor Pro tempore do Instituto Federal do Paraná, Odacir Antonio Zanatta, participou da Edição 2017 do ciclo de palestras “Educação em Debate”, promovido pela Frente Parlamentar Mista da Educação, em Brasília.

Durante o encontro, que contou com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho, e de especialistas e dirigentes de Instituições de Ensino, foi distribuída uma coletânea com nove palestras temáticas realizadas pela frente parlamentar em parceria com a Comissão de Educação ao longo do ano de 2016, com o objetivo de promover novas ações que contribuam para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.

De acordo com o Reitor Pro tempore do IFPR, o evento “Educação em Debate” é de grande relevância por reunir palestras de vários estudiosos renomados da área de educação no Brasil. “Na ocasião, nós éramos o único Instituto Federal presente compondo a mesa de autoridades, o que é de suma importância devido à ampla visibilidade que um evento como esse proporciona ao Instituto Federal do Paraná no cenário educacional,” afirma Zanatta.

Após o evento, o Reitor Pro tempore se reuniu com o Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar de Educação do Congresso Nacional, Alex Canziani, com a titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Eline Neves Braga Nascimento, e com o Vice-Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Gil Rodrigues de Almeida. Na ocasião, foi discutida a extensão dos programas My English Online e Toefl (Test of English as a Foreign Language) para a Rede de Educação Profissional Científica e Tecnológica.
“Aproveitamos o momento para conversar com a Secretária da Setec a respeito de alguns programas que não possuem participação dos Institutos Federais, além de cobrar a questão de um importante programa que existe atualmente para a Capes que é o My English Online, o qual gostaríamos que fosse extensivo também aos Institutos. Mencionamos também o Toefl, já que temos grande interesse em montar nosso Centro de Línguas e nos tornar aptos a certificar as pessoas com proficiência em língua inglesa, idioma de importância inquestionável em todo o mundo,” destaca o Reitor Pro tempore.

Na sequência, ainda na Câmara dos Deputados, Zanatta se reuniu com o Prefeito de Assis Chateaubriand e Presidente da Associação dos Municípios Paranaenses, Marcel Michellato, com o intuito de estreitar laços e dialogar sobre as demandas do Instituto.

No final da tarde de quarta-feira, Zanatta e o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR, Paulo Tetuo Yamamoto, estiveram no MEC com a Secretária da Setec, o Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Romero Portella Raposo Filho, além do Deputado Alex Canziani, para tratar da liberação de recursos para a construção do Bloco Didático do Campus Londrina.
“A visita ao MEC nos possibilitou pleitear e assegurar recursos necessários para o início da construção do primeiro Bloco Didático do Campus Londrina do IFPR,” afirma o Reitor Pro tempore.

Topo