Realizada primeira reunião ordinária do CEP/IFPR – Instituto Federal do Paraná

Realizada primeira reunião ordinária do CEP/IFPR

O Comitê de Ética em Pesquisa em seres humanos do Instituto Federal do Paraná (CEP/IFPR) realizou, nesta sexta-feira (23), sua primeira reunião ordinária. No encontro, os membros do comitê deliberaram sobre sete projetos enviados por pesquisadores de diferentes campi do Instituto.

O CEP é um colegiado responsável por avaliar eticamente os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos. Seu objetivo é assegurar o respeito à vida e à dignidade do participante da pesquisa. Atualmente, o Comitê é composto por servidores de Palmas, Curitiba, Pinhais, Campo Largo e também da Reitoria, onde são realizadas as reuniões.

Os trabalhos do Comitê foram iniciados em novembro de 2017, mesmo mês em que foi realizada a primeira reunião extraordinária. A partir de agora, de acordo com a coordenadora do colegiado, Elisângela Valevein Rodrigues, serão realizados, ordinariamente, encontros mensais.

“Todas as reuniões ordinárias para este ano já estão agendadas e ocorrerão sempre nas últimas sextas-feiras de cada mês”, explica.

Segundo ela, reuniões extraordinárias podem ser convocadas em momentos de grande fluxo de projetos ou se houver outras demandas urgentes a serem sanadas.

Prazos

Para entrar na pauta da reunião ordinária subsequente à data de submissão, cada projeto precisa ser protocolado até 20 dias antes dessa reunião. “Por exemplo, nós recebemos projetos que foram protocolados há dois dias: esses projetos não puderam entrar nesta primeira reunião e ficaram para a próxima”, explica Elisângela Valevein Rodrigues.

Capacitação

O CEP está desenvolvendo um vídeo de capacitação que será enviado a todos os campi. O material irá informar sobre os procedimentos adotados pelo Comitê e será baseado em dúvidas que foram enviadas por pesquisadores do IFPR.

Submissão de projetos

Todas as informações e documentos necessários para submeter projeto de pesquisa para avaliação do CEP estão disponíveis na página do Comitê.

Dúvidas e contato

Se você é pesquisador(a) e tem dúvidas sobre os serviços prestados pelo CEP, além de acessar o site do Comitê, também pode telefonar para o número (41) 3595-7683 ou escrever para cometica.ifpr@gmail.com.