Publicado edital do Programa Institucional de Extensão, Pesquisa e Inovação em Direitos Humanos (PIDH) – Instituto Federal do Paraná

Foi disponibilizado nesta segunda-feira (28), através do sítio eletrônico da Proepi, o edital que regulamenta o fomento à criação e à manutenção de Núcleos Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Inovação, cujo tema diz respeito aos Direitos Humanos.

Os estudantes pesquisadores contemplados terão bolsa e auxílio financeiro durante o ano de 2017.

Os critérios de seleção, classificação e distribuição financeira podem ser consultados através da página da Proepi ou através deste link.

A inscrição dos projetos poderá ser realizada até as 23h59 do dia 14 de setembro de 2017.

PIDH

O Programa Institucional de Direitos Humanos do Instituto Federal do Paraná (PIDH) tem por finalidade apoiar o desenvolvimento de núcleos interdisciplinares que dialoguem e contribuam com a sociedade. O PIDH apoiará ações e projetos de extensão, pesquisa e inovação conjugados ao ensino, promotores dos Direitos Humanos. Também prioriza o envolvimento de estudantes em demandas reais.

Entende-se que Direitos Humanos são aqueles internacionalmente reconhecidos como um conjunto de direitos civis, políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais, sejam eles individuais, coletivos, transindividuais ou difusos, e que se referem à necessidade de igualdade e defesa da dignidade humana (BRASIL, 2012).

O Programa poderá conceder bolsas a estudantes e auxílio aos/às pesquisadores/as e/ou extensionistas, em caso de disponibilidade financeira e orçamentária.