Início notícias Projetos do IFPR são premiados na VII Ficiencias

Projetos do IFPR são premiados na VII Ficiencias

Ocorreu, na manhã desta sexta-feira (09), a cerimônia de premiação e o encerramento da VII Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), realizada pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O Instituto Federal do Paraná (IFPR) foi contemplado com uma credencial para o “Vivência Estudantil” e teve sete trabalhos premiados.

Por decisão do comitê organizador do evento, esta edição foi marcada por uma redução do número de áreas temáticas e um novo arranjo entre as modalidades. O IFPR recebeu prêmios de 1º e 2º lugares nas categorias “Criatividade e Inovação”; Desenvolvimento sustentável social”; “Avanços tecnológicos”; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais Aplicadas; “Empreendedorismo”; e “Ciências Humanas”.

O projeto “Mãozinha Adams – Desenvolvimento de um Dispositivo que Auxilie na Movimentação da Mão”, do Campus Paranaguá, recebeu o prêmio de 1º lugar na Área Técnica “Avanços tecnológicos”. “Foi muito gratificante receber este prêmio. É o reconhecimento de um trabalho que superou muitas dificuldades para estar aqui hoje”, destacou a estudante do curso Técnico em Mecânica, Letícia Fernanda Souza, que desenvolveu o projeto com suas colegas Gabriela Braga D’El-Rey e Anna Júlia Bonzato Vasilakis, sob orientação do professor Rafael Rogora Kawano. Além do prêmio, a equipe recebeu a credencial para participar do “Vivência Estudantil”.

Outro contemplado com o 1º lugar foi o projeto “Saúde Mental: Construção de um Software para Aplicação e Gestão das Informações do Self-Reporting Questionnaire no Âmbito Escolar”, que recebeu o prêmio na Área Técnica “Criatividade e Inovação”. O trabalho é do Campus Assis Chateaubriand e foi desenvolvido pela estudante Amanda Keler Trentin, orientada por Eduardo Alberto Felippsen e Micheli Cristina Galli.

O projeto consiste num sistema inteligente que inclui um questionário sobre a qualidade de vida dos alunos, com o propósito de ajudá-los a detectar a possibilidade de problemas ligados à saúde mental, além de atuar como uma ferramenta de pré-diagnóstico e mediação entre o aluno e o apoio profissional. Conforme explica a estudante Amanda Trentin, o aluno preenche o questionário e, ao final, o software dá uma pontuação que vai ajudá-lo a ter um pré-diagnóstico e incentivá-lo a procurar apoio psicológico. “Além disso, o sistema ajuda a criar estatísticas sobre a saúde psicológica e emocional dos alunos. Já implementamos no Campus Goiorê e estamos em fase de testes. Esperamos que ele possa ser adotado por outros campi e até por outras escolas”, explica a aluna.

Confira, abaixo, os premiados do IFPR:

• Área Técnica: Criatividade e Inovação

Colocação: 1 º lugar
Projeto: Saúde Mental: Construção de um Software para Aplicação e Gestão das Informações do Self-Reporting Questionnaire no Âmbito Escolar
Campus Assis Chateaubriand
Orientadores: Eduardo Alberto Felippsen e Micheli Cristina Galli
Aluna: Amanda Keler Trentin

• Área Técnica: Desenvolvimento sustentável social

Jogos Gigantes: Ludicidade e Recreação na Escola Novos Horizontes
Campus Barracão
Orientadores: Cícera Andreia de Souza e Tiago Wolfgang Dopke
Estudantes Rahissa Gabriela WendtLeita, Eloiza Mabili Tozatti e Micheli Ruppel-Kieling