Projeto desenvolvido por estudantes do IFPR é premiado na Febrace – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Projeto desenvolvido por estudantes do IFPR é premiado na Febrace

Publicado em

Copiado!

O Projeto Wave IFPR – Protótipo de Conversão de Energia das Ondas do Mar em Energia Elétrica, desenvolvido por estudantes do Câmpus Paranaguá e orientado pelo Professor Mateus das Neves Gomes, é um dos vencedores da Décima Terceira Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de março, no câmpus da Universidade de São Paulo (USP). O projeto premiado havia sido indicado por meio do SE²PIN (Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação) para a Febrace.

A Febrace, maior feira de ciências e engenharia do País, desde 2003, dá a oportunidade para pré-universitários apresentarem seus projetos nas seguintes áreas: Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Biológicas, da Saúde e Agrárias. Nesta edição de 2015, dois trabalhos finalistas foram do Câmpus Curitiba, e dois do Câmpus Paranaguá.

A cada ano, o SE²PIN, promovido pelo Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) do IFPR, pode indicar dois trabalhos para o referido evento. “Essa premiação, que é motivo de orgulho para o Instituto Federal do Paraná, consolida o resultado do trabalho de incentivo à pesquisa que a instituição desenvolve, além de demonstrar que nosso próprio evento, o SE²PIN, está no caminho certo”, afirma Ezequiel Burkarter, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR.

A Febrace tem três objetivos principais: estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores; aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária (estudantes, professores, funcionários), para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão e criar uma oportunidade para jovens pré-universitários brasileiros entrarem em contato com diferentes culturas e estarem próximos de reconhecidos cientistas.

Durante a feira, os alunos promovem suas ideias inovadoras, que visam solucionar algum problema percebido em sua comunidade, ou inovam ao aprimorar soluções já existentes, apresentando seus projetos para uma comissão de avaliadores composta por professores mestres e doutores da USP e de universidades parceiras. Os trabalhos finalistas foram avaliados levando em conta aspectos de criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, profundidade da pesquisa bibliográfica, estratégias de levantamento e análise de dados e organização e clareza da apresentação no relatório final.

Para a participação na Febrace, os estudantes integrantes do projeto premiado, que já haviam sido bolsistas de programas de iniciação científica e inovação da Proepi, receberam auxílio através do Programa de Apoio a Eventos Estudantis, da Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais da Pró-Reitoria de Ensino (Daes/Proens).

Confira todos os projetos finalistas do IFPR:

WAVE IFPR – PROTÓTIPO DE CONVERSÃO DE ENERGIA DAS ONDAS DO MAR EM ENERGIA ELÉTRICA

Leandro Ferres Cassel, Nicolas Cardoso Machado, Ruan Lukas Pinheiro Ricardo, Mateus das Neves Gomes (Orientador), Aluizio José Salvador (Coorientador)

Câmpus Paranaguá

ENG – 712 Naval e Oceânica

Projeto da Feira: III SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO (SEPIN)

 —

DOMUM: PARA LER E JOGAR NA ESCOLA

Mariana Lech, Sofia Ka Yan Chu, Stephanie Briere Americo, Vanessa Lopes Ribeiro (Orientadora)

Câmpus Curitiba

HUM – 608 Educação

Projeto da Feira: FICIENCIAS – Feira de Inovação das Ciências e Engenharias

 —

ENGINE PARA DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM ASCII ART

Gabriel Vinicius Canzi Candido, Marcos Aurelio Pchek Laureano (Orientador) , Denise Maria Vecino Satp (Coorientadora)

Câmpus Curitiba

EXA – 104 Ciência da Computação

 —

PROJETO ERA: ENERGIAS RENOVÁVEIS E AQUAPONIA

Amanda Cristina Fraga de Albuquerque, Jorge Ferreira Neto, Stephany de Campos Rosa, Izabel Carolina Raittz Cavallet (Orientadora) , Alexandre Dullius (Coorientador)

Câmpus Paranaguá

AGR – 406 Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

Projeto da Feira: III SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO (SEPIN)

 

 

Topo