Projeto de Extensão do Campus Telêmaco Borba, Pré-vestibular Popular atenderá 70 alunos – Instituto Federal do Paraná

Estão abertas até o dia 02 de junho as inscrições para o processo seletivo do Pré-Vestibular Popular de Telêmaco Borba. O curso é destinado, preferencialmente, a estudantes de escolas públicas da região e tem o objetivo de oferecer preparação para o Enem e vestibulares de universidades públicas. Em sua primeira edição, o cursinho é uma parceria entre o Campus Telêmaco Borba do IFPR e a Prefeitura. A iniciativa partiu do professor de História e Artes Visuais Leonardo Nickson, que atua desde 2006 em pré-vestibulares e, atualmente, é docente do IFPR.

Segundo ele, em Telêmaco existe uma lacuna de propostas como essa, destinada a alunos que não teriam condições de pagar mensalidade em cursinhos privados e, com isso, ter mais chances de ingresso em universidades públicas ou de pleitear bolsa integral em universidades privadas. “Ainda quando estava na graduação ministrava aulas em cursos pré-vestibulares e comecei a perceber que os resultados eram incríveis”, conta o professor. Segundo ele, em iniciativas como essa, o retorno é claro e, de certa forma, rápido. “Nosso objetivo, além de abordar conteúdos que caem em prova, é trabalharmos a autoestima dos estudantes, mostrar a eles que têm capacidade e condições de entrar em cursos concorridos de boas universidades”, explica.

O Pré-Vestibular Popular foi formalizado pelo professor Leonardo Nickson como um projeto de Extensão do IFPR. Com isso, ele pode dedicar parte de sua jornada de trabalho a uma atividade destinada à transformação social, visto que, no Instituto, a extensão é entendida como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que deve promover a inclusão e a interação transformadora entre instituição de ensino e outros setores da sociedade.

Todos os professores do curso, que integram um grupo chamado “A liga de professores”, são voluntários, ou seja, nenhum deles recebe qualquer tipo de remuneração para participar do projeto.

O local onde serão realizadas as atividades do curso é cedido pela Prefeitura.

Inscrições e teste seletivo
As inscrições são gratuitas e o curso também, ou seja, não há nenhum tipo de taxa ou mensalidade. No total, são ofertadas 70 vagas. Será dada preferência a estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou que tenham recebido bolsa de estudos em colégio particular. Alunos que estão no último ano do Ensino Médio também podem concorrer.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 02 de junho, por meio de um formulário que está disponível no site do Campus Telêmaco Borba do IFPR.

O teste seletivo será realizado no dia 04 de junho, com fechamento dos portões às 14h. A prova será composta por 21 questões com conteúdo do Ensino Médio.

O início das aulas está previsto para 12 de junho. As atividades serão realizadas de segunda a quinta-feira, no polo da UEPG/UAB (que fica ao lado do Colégio Presidente Vargas), das 19h até 22h. As sextas-feiras poderão ser utilizadas para a realização de simulados, aulas interdisciplinares ou aulas extras, conforme disponibilidade de professores e interesse dos alunos.