Projeto Células Empreendedoras une empreendedorismo social e inovação na educação – Instituto Federal do Paraná

O IFPR divulgou quais são os campi com participantes cadastrados no projeto Células Empreendedoras. Criado com o objetivo de gerar projetos inovadores de alto impacto social e desenvolver a competência empreendedora em educadores e alunos, em 2018, uma das etapas regionais do projeto Células Empreendedoras será realizada no IFPR, instituição escolhida para representar a região sul na competição.

Os campi do IFPR cadastrados, por meio da chamada interna 06/2018, para participar do “Células Empreendedoras” são Assis Chateaubriand, Capanema, Cascavel, Curitiba, Irati, Ivaiporã, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Quedas do Iguaçu e Telêmaco Borba. Ao todo, são 150 estudantes e 40 servidores interessados em integrar o Projeto Células Empreendedoras no âmbito do IFPR. As inscrições dos estudantes ocorrerão a partir de 10 de abril de 2018.

O projeto Células Empreendedoras tem como missão fomentar ações que promovam a colaboração entre células, mentores e empresas, sedimentando assim a base para gestão de conhecimento da rede, incentivando o empreendedorismo, estimulando novas formas de captação de recursos para o estímulo à geração de projetos inovadores de alto impacto social.

Por definição, uma Célula Empreendedora é um grupo de jovens, orientado (ou não) por professores, que através de mídias sociais e ecossistema de ações de fomento à criatividade, são encorajados a terem autonomia e espírito empreendedor em parceria com empresas, incubadoras e aceleradoras. Usualmente a Célula Empreendedora transforma-se em empresa ou startups, envolve-se em transformações de cunho social, além de gerar profissionais de alta competência para o mercado cada vez mais carente de pessoas com perfil inovador.

Células Empreendedoras IF 2018

O “Células Empreendedoras IF 2018” será realizado em etapas regionais e etapa nacional. A etapa regional sul será realizada em Curitiba (PR), durante a Campus Party IF, entre os dias 06 a 10 de agosto, e a etapa nacional em Recife (PE), entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro de 2018.

O evento regional realizado pelo IFPR compreenderá um workshop de formação para 50 servidores com técnicas de inovação na educação e empreendedorismo de alto impacto, bem como maratonas gamificadas regionais, na qual participarão 150 alunos de cada região, voltadas à formação de empreendedores e troca de conhecimentos entre os diversos atores do ecossistema empreendedor.

Nesta etapa, os estudantes buscarão propor soluções para os problemas locais demandados por parceiros externos desenvolvendo o empreendedorismo social.

Espera-se como resultado das maratonas, startups modeladas com ideias de alto valor agregado, equipes motivadas a transformá-las em negócios e parcerias estabelecidas. As cinco melhores equipes de cada maratona serão premiadas com troféus e um programa de formação online (living lab) para que suas empresas se transformem em negócios. A melhor equipe de cada maratona receberá um tablet.

Os 10 melhores trabalhos da etapa regional disputarão a etapa nacional em Recife e serão apresentados à comunidade, onde haverá também a presença de brokers/investidores externos. Haverá premiação com troféus e viagem para conhecer o ecossistema de referência mundial, o Porto Digital em Pernambuco.

Mais Informações

O Projeto “Células Empreendedoras” insere-se em um Programa de Empreendedorismo sob a coordenação do MEC/Setec, através da adoção da metodologia Células Empreendedoras. Esta metodologia é voltada à criação e desenvolvimento de ecossistemas de educação empreendedora em Universidades, Institutos Federais, Empresas e Escolas.

Em 2018, o MEC/Setec designou um Instituto Federal (IF) de cada região do Brasil, sendo o IFPR escolhido para representar a região Sul. Os demais IF escolhidos são: IFRO, IFG, IFPB, IFPE e IFRJ.

Mais informações estão disponíveis no resultado da Chamada Interna 06/2018 da Proeppi.