Programa de mestrado entre o IFPR e a UEM é aprovado – Instituto Federal do Paraná

Programa de mestrado entre o IFPR e a UEM é aprovado

O Instituto Federal do Paraná, iniciando as atividades de mestrado acadêmico em associação com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), teve a criação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Mestrado em Sustentabilidade aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O programa, na área de concentração em Sistemas Sustentáveis, será constituído por atividades integradas de ensino e pesquisa, sistematicamente organizadas, com a participação de 13 docentes da UEM e 6 do IFPR, abordando duas linhas de pesquisa: Manejo Sustentável de Recursos Naturais e Tecnologia de Produtos Naturais.

Com uma estrutura interdisciplinar, o programa é voltado a graduados de diversas formações, pois concebe o caráter da formação para a sustentabilidade em sua visão sistêmica e integrada. Ao profissional de uma área específica, portanto, será dada uma competência intersetorial.

“A implantação do curso de mestrado entre as instituições tende a fortalecer a pesquisa em sistemas sustentáveis na região de Umuarama e também a formação de recursos humanos”, comenta o coordenador do mestrado pelo IFPR, Otávio Sakai.

Na primeira seleção serão ofertadas 19 vagas. Nas demais, serão ofertadas até 33 vagas.

Mais informações podem ser adquiridas pelos e-mails otavio.sakai@ifpr.edu.br ou alan.padilha@ifpr.edu.br.