Programa Crescer Servidor traz palestra “A Ciência da Felicidade” e lança projeto Instituto Felicidade Paraná – Instituto Federal do Paraná

Capacitação

O servidor Hemerson Camelo está em pé no auditório palestrando para os servidores do IFPR sentados a sua frente
Palestra “A ciência da felicidade” marca o lançamento do projeto Instituto Felicidade Paraná

Foi realizada, na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Curitiba, a palestra “A Ciência da Felicidade, práticas para ser feliz hoje”, voltada para servidores da Reitoria do IFPR.

Na ocasião, o servidor Hemerson Gonçalves Camelo, membro da Associação Brasileira de Psicologia Positiva, trouxe uma reflexão sobre o conceito de felicidade, apontando as diferenças entre felicidade hedônica e eudaimônica, conceitos da psicologia positiva, além de exemplos de práticas para ser feliz.

A palestra faz parte de um dos cinco projetos do Programa Crescer Servidor intitulado “Instituto Felicidade Paraná”, que visa desenvolver ações voltadas para o aumento da felicidade no âmbito do IFPR.

Eliane Mesquita, pró-reitora de gestão de pessoas, destaca que um ambiente de trabalho saudável e harmonioso é fundamental para o sucesso de qualquer organização.

“Organizações são feitas por pessoas, que trazem consigo suas histórias, objetivos e anseios. Buscam alcançar sucesso profissional, mas também evoluir em todos os aspectos de suas vidas, buscam ser felizes. Mas será que é possível ser feliz no trabalho?”, indaga Eliane.

A pró-reitora afirma que existe uma maneira científica de estudar a felicidade e de aplicar técnicas para que pessoas e instituições se tornem mais felizes.

“De acordo com pesquisadores das universidades de Harvard, Pensilvânia, Yale, Califórnia e Berkeley, nos Estados Unidos, sim. Essas universidades possuem inúmeras pesquisas sobre o tema, algumas há mais de 15 anos. No Brasil, a Universidade de Brasília é a primeira universidade pública a ter uma disciplina sobre felicidade”, afirma.

Segundo Eliane, pesquisas demonstram que pessoas felizes tendem a ser mais produtivas, criativas e saudáveis.

“Só isso já seria o suficiente para estudarmos a felicidade, mas um dado chama a atenção: segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de 2020 a depressão será a doença mais incapacitante do mundo. Neste sentido, a Progepe adianta-se na proposta de convidar os servidores do Instituto à reflexão sobre o tema,” enfatiza a pró-reitora.

Projeto Instituto Felicidade Paraná

Lançado durante a palestra, o Projeto Instituto Felicidade Paraná tem a finalidade de aumentar a percepção de felicidade e melhorar a qualidade de vida pessoal e profissional do servidor do IFPR.

Para dar continuidade às ações do projeto, será criado um grupo composto por servidores da Reitoria com o objetivo de desenvolver ações que estimulem emoções positivas no âmbito institucional.

Segundo Hemerson Camelo, o projeto terá início na Reitoria e no segundo semestre será levado aos campi. Para participar do grupo, o servidor deverá enviar um e-mail para hemerson.camelo@ifpr.edu.br, manifestando interesse até 29 de março. Os interessados participarão da capacitação básica em psicologia positiva.

“Para esse grupo, será ministrada uma capacitação de 8 horas sobre Ciência da Felicidade e Psicologia Positiva. Nessa capacitação, além de estudar a teoria, serão abordadas práticas que podem estimular as emoções positivas. O cronograma de ações será definido pelo grupo, bem como a periodicidade dos encontros para estudos, que deverão acontecer pelo menos uma vez por mês,” informa Hemerson.

Ações propostas pelo Instituto Felicidade Paraná

• Minipalestras para disseminação da ciência da felicidade;
  • Autoconhecimento: estimular que os servidores busquem o autoconhecimento por meio de ferramentas próprias para esse fim;
  • Promover encontros informais para estreitar o relacionamento entre os servidores;
  • Promover atividades lúdicas que despertem a criatividade (danças, peças de teatro, gincanas etc.);
  • Promover dias com temas específicos. Por exemplo: dia do elogio, dia do propósito etc.);
  • Trazer palestrantes para falar sobre temas como saúde, relações familiares, educação de filhos, entre outros;
  • Propor experiências como passeios, gastronomia e outras situações consideradas “diferentes” da rotina de trabalho;
  • Propor maneiras de gamificar o trabalho, tornando-o mais produtivo e divertido.

Programa Crescer Servidor

São cinco projetos, que, articulados, têm a finalidade de desenvolver competências de liderança, aumentar a percepção de felicidade e melhorar a qualidade de vida pessoal e profissional do servidor do IFPR. São eles: “Eu, Servidor Educador”, “Inteligência Emocional Servidora”, “Líder Servidor”, “Instituto Felicidade do Paraná” e “Aposentação”.