Programa Crescer Servidor realiza ações no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Programa Crescer Servidor realiza ações no IFPR

Programa Crescer Servidor será lançado oficialmente em reunião do colégio de dirigentes

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, com o objetivo de desenvolver competências de liderança e aumentar a percepção de felicidade e melhorar a qualidade de vida pessoal e profissional do servidor do IFPR, criou o programa Crescer Servidor, englobando os projetos “Eu, Servidor Educador”, “Inteligência Emocional Servidora”, “Líder Servidor”, “Instituto Felicidade do Paraná” e “Aposentação”. O lançamento oficial será realizado na reunião do Colégio de Dirigentes (Codir), que será realizado nos dias 27 e 28, em Paranaguá.

Para dar início às atividades, de 04 a 06 de fevereiro, algumas ações foram realizadas. O workshop “Eu, Servidor Educador”, ministrado pelo servidor Hemerson Camelo, em Assis Chateaubriand e Goioerê, trabalha os conceitos de valores, crenças, missão, propósito de vida pessoal e profissional e a importância do servidor da educação para nossa sociedade. A ideia central é a de que o servidor reflita sobre seu papel como servidor do IFPR. O projeto “Eu, Servidor Educador” será disponibilizado aos campi por solicitação.

O workshop “Inteligência Emocional Servidora”, realizado no dia 06, em Colombo, tem o objetivo de ajudar a desenvolver a inteligência emocional, resiliência e a noção de propósito dos servidores do Instituto. “O objetivo é abrir turmas nos polos e, também, práticas a distância para aqueles que já fizeram o treinamento”, comenta Camelo.

O projeto Líder Servidor, que será desenvolvido em oito polos regionais, visa capacitar os gestores do IFPR com ferramentas de liderança, gestão de pessoas e desenvolvimento pessoal e profissional. O público alvo são os servidores com função gratificada e cargo de direção.

“O projeto Instituto Felicidade do Paraná visa desenvolver ações voltadas ao aumento da felicidade no IFPR, pois, segundo pesquisas, pessoas felizes adoecem menos, tem menos doenças crônicas, são mais produtivas e mais engajadas”, ressalta Camelo. Para dar início, haverá em breve uma palestra de apresentação convidando servidores a participar. Num segundo momento, será realizada uma capacitação para eles e, posteriormente, serão desenvolvidas ações voltadas para a felicidade no trabalho. As ações terão início na Reitoria no primeiro semestre e estendidas aos campi na segunda metade do ano.

O projeto Aposentação, programa de preparação para a aposentadoria, será iniciado em Curitiba, com a ideia de ser levado a todos os campi no futuro. Aberto a todos os servidores, haverá uma palestra por mês e foi idealizado pela Coordenadoria de Aposentadoria da Progepe.

Com o Crescer Servidor, o IFPR busca a satisfação no trabalho e na vida pessoal de cada servidor, ocasionando o crescimento do Instituto e de seu público interno. “Trata-se de um programa estratégico e especialmente pensado para o desenvolvimento do servidor do IFPR que pretende considerar diversas habilidades e competências e orientar para o caminho do aperfeiçoamento continuado”, explica Eliane Mesquita, pró-reitora de Gestão de Pessoas.