Processo Seletivo IFPR 2018: entenda como é feita a reserva de vagas – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Processo Seletivo IFPR 2018: entenda como é feita a reserva de vagas

Publicado em

Copiado!

Continuam abertas, até 8 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2018. Das cerca de cinco mil vagas ofertadas, 80% são destinadas à inclusão social e 20% à concorrência geral. Entenda como é estruturada esta divisão.

Anexo II

Nos editais do processo seletivo, tanto para os cursos técnicos de nível médio quanto para os superiores (no anexo II de ambos os documentos), existe uma tabela que explica o mecanismo de distribuição das vagas.

Infográfico

Baseando-nos nos editais e na referida tabela, preparamos o infográfico abaixo,  que utiliza uma sala de aula genérica de 40 alunos. Este número foi utilizado porque as turmas com 40 alunos são as mais frequentes no Processo Seletivo IFPR 2018.

Infográfico apresenta visualmente os dados que são citados na matéria. O material utiliza uma turma genérica de 40 alunos

Política de reserva de vagas é inclusiva e tem foco na justiça social.

Escolas públicas

O infográfico demonstra que das vagas reservadas à inclusão 60% são voltadas a estudantes de escolas públicas. Nessa categoria, ainda há uma divisão que diz respeito à renda: metade é reservada aos candidatos cujas famílias possuem renda per capita igual a 1,5 salário mínimo (R$ 1405,50) e a outra metade a quem possui renda familiar maior que este valor.

Assim, da turma hipotética de 40 alunos, espera-se que 24 tenham cursado integralmente o último nível de sua escolaridade em escolas públicas.

PCD, PPI, PPiPcD e demais candidatos de escolas públicas

Ainda no que diz respeito às vagas destinadas a estudantes de escolas públicas, há subcategorias criadas no intuito de promover a justiça social.

Assim, da turma hipotética de 40 alunos, duas vagas são destinadas a pessoas com deficiência (PCD) com renda inferior a 1,5 salário mínimo per capita e outras duas para candidatos PCD com renda superior a 1,5 salário.

De forma semelhante, candidatos pretos, pardos ou indígenas (PPI) serão contemplados com seis vagas, sendo três para quem possui renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo e outras três para quem possui renda familiar superior a este valor.

Candidatos pretos, pardos ou indígenas com deficiência (PPIPcD) têm duas vagas reservadas (uma para quem possui renda inferior a 1,5 salário mínimo e outra para renda superior a este valor).

As 12 vagas restantes são destinadas a candidatos de escolas públicas que não atendem aos critérios anteriores (não são PCD, PPI, nem PPIPcD). Dessas 12 vagas, metade é para quem possui renda inferior a 1,5 salário mínimo e outra para quem tem renda familiar superior a este valor.

Pretos ou pardos; indígenas e pessoas com deficiência

Do total de vagas disponíveis no Processo Seletivo IFPR 2018, 10% são para candidatos pretos ou pardos, 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência.

Os candidatos inscritos nestas vagas podem ter concluído o último nível de sua formação tanto em escolas públicas quanto particulares.

Voltando à turma hipotética de 40 alunos do nosso infográfico, esses índices correspondem a dois candidatos com deficiência (PCD); dois indígenas (I) e quatro pretos ou pardos (PP).

Mecanismo inclusivo

Conforme prevê a Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012, as vagas reservadas que não forem inicialmente preenchidas pelos candidatos aos quais se destinam continuam sendo disputadas por candidatos com perfill socioêconomico e/ou étnico equivalente ou semelhante, até que sejam realizados os respectivos preenchimentos.

Por exemplo, caso as três vagas para candidatos PPI com renda inferior a 1,5 salário não sejam preenchidas, essas vagas passam para os demais candidatos com renda inferior a 1,5 salário mínimo.

Situação contrária também pode ocorrer. Digamos que essas mesmas três vagas tenham sido preenchidas. Os demais candidatos PPI continuam concorrendo a uma das seis vagas destinadas aos demais candidatos com renda inferior a 1,5 salário mínimo. Caso essas seis vagas também já tenham sido preenchidas, esses candidatos continuam concorrendo às vagas PPI com renda inferior a 1,5 salário; depois às vagas para demais candidatos com renda superior a 1,5 salário; depois às vagas PP (10%) e, por último, também podem concorrer às vagas destinadas à concorrência geral (20%).

Em outras palavras, o mecanismo de reserva de vagas é inclusivo. Mesmo que o candidato se inscreva para uma vaga reservada específica, nos casos em que essa vaga específica é preenchida, o candidato continua concorrendo com os demais candidatos em situação socioeconômica e/ou étnica equivalente ou semelhante. Por fim, caso todas as vagas reservadas já tenham sido preenchidas, esse candidato continua na lista da concorrência geral.

Ampla concorrência

Do total de vagas do Processo Seletivo, 20% é destinada à concorrência geral, ou seja, são destinadas a candidatos que não se enquadram em nenhuma das categorias ou subcategorias anteriores. Candidatos inscritos em ampla concorrência não podem disputar às vagas reservadas.

O contrário, entretanto, é possível: candidatos às vagas reservadas podem acabar concorrendo a uma vaga que, inicialmente, estava destinada à ampla concorrência. Neste caso, o critério classificatório passa a ser, exclusivamente, a nota obtida na prova.

Isenção da taxa de inscrição

As inscrições para o processo seletivo custam R$ 50 e devem ser efetuadas pela página da Funtef. Poderá ser concedida isenção dessa taxa ao candidato que comprove não poder arcar com tal ônus. Os pedidos de isenção devem ser apresentados até 18 de setembro de 2017, conforme estabelecem os editais do processo.

Provas

As provas serão aplicadas em uma única fase no dia 19 de novembro, das 14h às 18h. Os candidatos somente poderão realizar a prova na cidade que oferta os cursos para os quais efetuaram a inscrição.

Leia mais

Processo Seletivo IFPR 2018: entenda as diferenças entre as formas de oferta de cursos

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2018

Publicados editais do Processo Seletivo IFPR 2018: inscrições começam dia 01 de setembr

Topo