Primeiras aulas do Ensino Médio Integrado iniciam-se em Astorga e Colombo – Instituto Federal do Paraná

Primeiras aulas do Ensino Médio Integrado iniciam-se em Astorga e Colombo

O final de julho de 2015 ficou marcado como o momento em que dois campi do Instituto Federal do Paraná iniciaram as atividades de seu Ensino Médio Integrado: o Campus Avançado Astorga e o Campus Colombo deram início oficialmente a seus cursos técnicos em Informática.

Do dia 28 ao dia 31 de julho, ocorreu a Semana de Ambientação Pedagógica do Campus Avançado Astorga. Durante esse período, o campus recebeu estudantes, pais e comunidade, proporcionando-lhes uma programação diversificada e interativa, na qual foram abordadas as políticas de ensino dos Institutos Federais. Além disso, houve a apresentação da “Pedagogia de Projetos”, metodologia de ensino que norteará as atividades do campus.

O evento contou com a presença do Pró-Reitor de Ensino, Ezequiel Westphal, do Diretor de Empreendedorismo Inovador, Ariel Scheffer da Silva, e de Tião Rocha, antropólogo e criador da Organização Não Governamental “Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento”, que desenvolve educação popular, embasada nos princípios de Paulo Freire, e tem sedes no Brasil e no mundo. Tião possui suas experiências registradas em documentários como “Quando sinto que já sei”, vídeo referência para as ações pedagógicas inovadoras e libertárias do século XXI.

Além dos professores convidados, alunos dos campi de Telêmaco Borba e de Londrina fizeram apresentações artísticas. Os estudantes não apenas demonstraram seus talentos, mas também relataram aos novos discentes a experiência de estudarem no Instituto. No último dia, pais e alunos participaram de oficinas e vivências lúdicas e educacionais, embasadas na Pedagogia por Projetos.

O Diretor-Geral do Campus Londrina, Amir Limana, e a Diretora do Campus Avançado Astorga, Jackeline Guinoza, enfatizaram a importância do evento, mencionando que ele inaugurou não apenas as atividades do campus, mas também de um sonho que se inicia para os educadores do IFPR e para toda a comunidade de Astorga e região.

Já as atividades do Campus Colombo tiveram início extraoficial no dia 02 de março, com ações de recepção dos alunos. Dentre elas, houve uma conversa com os alunos egressos Jonatan Dias Pinheiro e Ismael Cordeiro, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Paranaguá, que contaram de forma descontraída um pouco sobre suas histórias de vida e sobre suas trajetórias profissionais aos estudantes de Colombo. Através de seus testemunhos, os ex-alunos puderam expressar a importância do IFPR para o sucesso profissional de ambos.

No dia 04 de março, o professor Rodrigo Tramutolo Navarro dirigiu uma animada oficina de dança de salão nas dependências do Colombo Park Shopping, em Colombo. Nessa oficina, os alunos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre danças célticas e forró, além de se divertirem com a atividade em grupo.

Já no dia 11 do mesmo mês, os discentes do Campus Colombo puderam conhecer a Gruta de Bacaetava, localizada a 22 km da referida unidade. Na gruta, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do local, suas características geológicas, fauna e flora. De forma transdisciplinar, os estudantes desenvolveram ações relativas à visita realizada e puderam aprender um pouco mais sobre a história de sua cidade. Durante todo o primeiro semestre de 2015, foram desenvolvidas atividades de nivelamento e preparação dos discentes para o curso de nível médio.

O início oficial do curso aconteceu no dia 28 de julho, já na sede definitiva do Campus Colombo, a antiga Associação Banestado, localizada no bairro Roça Grande, ao lado da Rodovia da Uva. Houve atividades integradoras e esportivas, as quais envolveram e motivaram os estudantes para o início do semestre letivo.

Durante a recepção oficial, aconteceu um bate-papo entre coordenação, professores e alunos, apresentação da metodologia a ser utilizada e regras sobre a utilização do novo espaço. Foram compartilhados também conhecimentos sobre projetos, contando com vídeos e modelos de projetos científicos.

Servidores e estudantes de ambas as unidades orgulham-se de construir, juntos, um Instituto Federal do Paraná voltado à educação de qualidade e à transformação social, cujas experiências podem ser compartilhadas pelas comunidades onde os campi estão lotados.]]>