Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar

Apresentação

Visa promover a formação interdisciplinar dos profissionais da educação básica, capacitando-os a desenvolver práticas pedagógicas situadas em contextos escolares específicos e fundamentadas na produção conjunta e democrática de conhecimento. Serão três as linhas de pesquisa oferecidas pela especialização, sendo elas:

Linha 1 – Perspectivas interdisciplinares no processo de ensino- aprendizagem

Esta linha de pesquisa investiga as potencialidades da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem, entendendo que os sujeitos precisam ter acesso a uma formação que os torne capazes de articular diferentes perspectivas do saber para a compreensão da realidade. Se pensadas a partir de uma concepção democrática de educação e de uma perspectiva de ensino-aprendizagem pautada na consideração da realidade do educando, as ações interdisciplinares podem contribuir com o desenvolvimento de quadros educacionais dinâmicos e afeitos às demandas locais.

Linha 2 – Interdisciplinaridade e formação do professor

A formação do professor precisa ser um processo contínuo de forte promoção de vínculos entre as dimensões teóricas e a práxis profissional. Sendo assim, a linha de pesquisa “Interdisciplinaridade e formação do professor” desenvolve reflexões para auxiliar os docentes no desenvolvimento de propostas educacionais que respondam às demandas sempre plurais dos contextos escolares. Como a realidade escolar é dinâmica e heterogênea, tal linha de pesquisa evidencia a necessidade de formar professores com um olhar global acerca da realidade, sendo a interdisciplinaridade uma das principais dimensões a comporem essa formação.

Linha 3 – Políticas públicas e interdisciplinaridade

As políticas públicas são os principais instrumentos a partir dos quais Estado e Sociedade Civil implementam ações e programas que moldam a realidade social. Neste sentido, a linha de pesquisa “Políticas públicas e interdisciplinaridade” procura refletir sobre a influência decisiva que as políticas públicas (com especial destaque às políticas públicas educacionais) trazem aos mais variados contextos escolares. Como as ações interdisciplinares promovidas em âmbito escolar são entendidas como mecanismos importantes para o desenvolvimento da formação integral dos sujeitos, os estudos realizados pela Linha 3 dimensionarão a forma com que as políticas públicas educacionais estão contemplando tal necessidade.

Pré-requisito

Ensino Superior Completo

Profissionais da educação formados em diferentes áreas

Presencial e aberto ao público