PDI do IFPR será lançado na segunda-feira (26) – Instituto Federal do Paraná

PDI do IFPR será lançado na segunda-feira (26)

Será realizado nesta segunda-feira (26), às 19h, no auditório do Campus Curitiba, o lançamento do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPR (PDI) 2019-2023.

Durante o evento, o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Luiz Alberto Pilatti, ministrará palestra sobre o tema. Ele abordará a importância do Plano para uma instituição de ensino e também falará sobre a experiência da UTFPR na construção do seu PDI.

O que é PDI

O documento organiza diretrizes, premissas e objetivos de longo prazo. Basicamente, é um guia a ser seguido pela instituição em relação à sua missão, objetivos estratégicos e diretrizes pedagógicas para os próximos cinco anos.

“A partir do PDI são apontadas, por exemplo, as demandas e metas relacionadas à oferta de cursos; programas de assistência estudantil; atividades culturais, promoção de direitos humanos e inclusão social, entre outras”, explica o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional do IFPR, Paulo Yamamoto.

É no PDI que a instituição se manifesta sobre o que espera do futuro. Por esse motivo, a construção do documento é coletiva. Assim, tanto a comunidade interna quanto externa são convidadas a elaborar proposições, que estão agrupadas em eixos temáticos como perfil institucional, políticas acadêmicas, infraestrutura física, políticas de gestão, avaliação institucional e relacionamento com a comunidade.

Legislação

A elaboração do PDI é uma exigência do Ministério da Educação às instituições federais de ensino, que devem elaborá-lo conforme as orientações do decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.

Audiências públicas

Para a elaboração do PDI do IFPR, serão realizadas audiências públicas entre os dias 27 de fevereiro e 24 de maio em todas as 25 cidades em que há unidades do Instituto. O objetivo é coletar contribuições dos estudantes, pais, professores, técnicos e comunidade local.

“A intenção das audiências é dar voz para uma grande quantidade de pessoas, envolvidas e interessadas na instituição, coletando informações para o planejamento do IFPR e oferecendo aos interessados a oportunidade de esclarecer dúvidas e encaminhar suas demandas, opiniões e sugestões”, explica Paulo Yamamoto.

De acordo com o pró-reitor, durante as audiências haverá apresentações sobre o PDI e avaliações do Plano anterior, em vigor entre os anos de 2014 e 2018. Serão distribuídos formulários para que a comunidade formalize avaliações e sugestões. Toda essa dinâmica será conduzida e acompanhada por representantes das comissões de elaboração do PDI, que estarão disponíveis para apresentar as informações necessárias.

“Essa dinâmica reveste o processo de construção do PDI de um caráter democrático, tendo em vista que, dessa forma, todos, sem distinção, podem participar, ativamente, da Administração Pública”, afirma Yamamoto.

Participe

Informe-se sobre o calendário de audiências no seu campus e participe!

Fundo cinza com três flechas coloridas escrito Plano de Desenvolvimento Institucional IFPR 2019-2023

Lançamento do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPR  (2019-2023) será dia 26