Operação Sinapse: nota de esclarecimento – Instituto Federal do Paraná

Operação Sinapse: nota de esclarecimento

Nesta quinta-feira, dia 08 de agosto, às 16h, o reitor Irineu Colombo participou de uma coletiva de imprensa na sede da Reitoria do Instituto Federal do Paraná com intuito de prestar esclarecimentos em relação a “Operação Sinapse” deflagrada nesta madrugada pela Polícia Federal.

Em junho de 2011, após o Processo Eleitoral, foi eleito como reitor o professor Irineu Mario Colombo e empossada nova gestão. No mesmo ano, iniciaram providências internas para verificar a regularidade e averiguar todos os convênios firmados pelo IFPR, inclusive os termos de parceria firmados pela Diretoria de Educação a Distância do IFPR, com solicitação de colaboração da Controladoria Geral da União/Controle Interno do Ministério da Educação para realização de auditoria.

Esta solicitação desencadeou auditoria da Controladoria Geral da União, que foi instaurada em 19 de janeiro de 2012. Todas as informações e documentos solicitados foram encaminhados para apuração. A partir do momento em que o Reitor tomou ciência da existência de indicativos de irregularidades, as seguintes providências foram tomadas:

1) Pedido de auditoria que desencadeou a fiscalização da Controladoria Geral da União – Dezembro/2011;
2) Proibição de impressão de livros por meio da Oscip – Maio/2012;
3) Exoneração da Diretoria de Educação à Distância – 2012;
4) Pedido de abertura de sindicância à Controladoria Geral da União para apuração de indícios de irregularidades – Novembro/2012 – Reiterado em Março/2013;
5) Nomeação de mais dois auditores de carreira – 2012 e 2013.
6) Supressão do termo de parceria com a Oscip no valor de R$ 20 milhões – Dezembro/2012
7) Instauração de Processo Administrativo disciplinar no âmbito do IFPR com apoio de instituição de ensino do Rio Grande do Sul – Junho/2013

As suspeitas levantadas em relação aos Concursos Públicos citados na “Operação Sinapse” já estão sendo apuradas, com apoio do Instituto Federal do Paraná, pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O reitor Irineu Colombo foi comunicado de que será temporariamente afastado de suas atividades por ordem judicial, medida usual nestes casos e já está colaborando com as investigações.

Desde o momento em que a gestão do IFPR tomou conhecimento de indicativos de irregularidades na Diretoria de Educação à Distância, pediu apoio dos órgãos de controle e tomou medidas administrativas saneadoras. A única razão pela qual o IFPR não encerrou, em definitivo e de forma imediata, os termos de parceria vigentes foi o compromisso institucional de formar mais de 20 mil alunos que estão estudando nos cursos da modalidade EaD.

Lamentamos os fatos ocorridos e a forma com que o Instituto Federal do Paraná foi exposto, mas enfatizamos que desde o início apoiamos a apuração das supostas irregularidades. Reiteramos nosso compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade, e com a transparência da gestão e esperamos que todas estas questões sejam devidamente esclarecidas.