Oficinas especializadas selecionam atletas do IFPR para o JIFSul – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Oficinas especializadas selecionam atletas do IFPR para o JIFSul

Publicado em

Copiado!

De 28 a 31 de agosto, em São José dos Pinhais, serão realizados os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul). Com o objetivo de selecionar os alunos que representarão o Instituto Federal do Paraná, a estratégia foi criar oficinas nas modalidades coletivas.

No dia 28 de julho, em Astorga, foi realizada a oficina de Handebol, uma parceria entre o campus e o Departamento de Esportes e Lazer do município. Ao todo, mais de 60 estudantes-atletas e professores provenientes dos campi Assis Chateaubriand, Astorga, Colombo, Curitiba, Coronel Vivida, Irati, Ivaiporã, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí e Telêmaco Borba compareceram.

Os ministrantes da oficina, Marti Damasceno (Departamento de Esportes) e Luiz Marestoni, do Campus Astorga, desenvolveram diversas atividades trabalhando os aspectos defensivos e ofensivos da modalidade. Ao final do dia, os selecionadas no Handebol Feminino foram Amanda Barboza, Thays Jacobsen, Marcella Zaremski, Maria Jacobsen e Laira Dias, do Campus Palmas, Mariana e Eduarda, de Assis Chateaubriand, Letícia, de Irati, Marina, do Campus Curitiba, Tatiane Siqueira, Agnes e Barbara Anjos, de Paranavaí, e as suplentes Gabriela, do Campus Paranavaí e Julia Cechetto, de Palmas.

No Handebol Masculino foram convocados Edvaldo Junior, Euller Silva, Everton Antonio, Natan Ramos, Vinícius Junior e Vitor Spiguel, de Paranavaí, Harisson Bueno e Vinícius Santos, de Telêmaco Borba, João Rocha, de Irati, João Pugina, João Oliveira e Natan Marques, de Astorga, e na lista de espera estão Marlon Rodrigues e Micael Belure, ambos de Paranavaí.

O membro da comissão organizadora, Cristiano Soares, relata que o evento atingiu o seu objetivo de socializar conhecimentos técnicos e táticos: “Considero que foi um evento com grande êxito. Reunir treinadores com o know-how da professora Marli, que conta com inúmeras conquistas pelo município, e do professor Marestoni, o qual está frequentemente presente entre os medalhistas do JIFPR, a professores e estudantes-atletas de tantos lugares gera uma riquíssima transferência de saberes entre os presentes”.

De 28 a 30 de julho, no ginásio do Tarumã e na UFPR, em Curitiba, foi realizada a oficina de Basquetebol, com o objetivo de identificar os alunos que praticam a modalidade nos campi. Ao todo, 32 alunos participaram. Os professores Renato Nascimento, Guilherme Gasparotto e Francisco Trautwein ensinaram fundamentos da modalidade, enquanto o ex-jogador brasileiro Rolando Ferreira, primeiro do país a jogar na liga profissional norte-americana, e que participou de duas olimpíadas, pôde repassar um pouco da sua experiência para os alunos e professores.

No Basquete, os alunos selecionados foram Victor Sciena, de Astorga, Clóvis Filho e Christian Guibor, do Campus Curitiba, Vinícius Rocha, Matheus Contin e Rodrigo Almeida, de Jaguariaíva, Emanuel Sônego, Giovane Jesus, Otávio Maia e Guilherme Wosnsowski, de União da Vitória. Os suplentes são Matheus Eschipio, Eizo Mitsunari, do Campus Curitiba, e Vinícius Almeida, do Campus Paranaguá.

O professor de Educação Física Francisco Trautwein, especialista em Basquetebol, que foi convidado a participar da oficina na cidade de Curitiba, comenta sobre as atividades: “Creio que os profissionais envolvidos não só conseguiram organizar um evento de elevadíssimo nível técnico-educacional como também coroaram com êxito seus objetivos. Foi sensacional”.

“Cabe lembrar que o “Ciclo Olímpico” está em pleno andamento e ações advindas de se ter departamentos especializados e eventos na área podem oportunizar parcerias diversas, alavancar recursos e gerar diversas oportunidades sócio-educativas”, acrescenta Francisco. “Tenho certeza de que o IFPR promoverá amplo debate após as oficinas para que esse tipo de ação se transforme num projeto permanente”, finaliza o professor.

No dia 30 de julho, foi realizada a seletiva de Voleibol na cidade de Ponta Grossa, com cerca de 40 alunos participando, 8 servidores acompanhando e 6 avaliadores externos. O professor Roger Mazur coordenou o evento, e ao final selecionou as alunas Emanuely Lima, de Foz do Iguaçu, Gabriela Santos, Giovanna Griczinski, Leane Konopka, Letícia Okonovski, Mariana Domingues, Nathalia Gurski e Rayra Souza, de Irati, Letícia Bueno, de Telêmaco Borba, Lívia Correia, de Assis Chateaubriand, e Manoela Stochi, de Londrina. As reservas são Nathaly Yamada, do Campus Assis Chateaubriand, e Suelen Zaleski, de Irati.

No Masculino, foram selecionados Edes Carvalho, Henrique Inácio, Merinson Franklin e Ryan Eduardo, do Campus Telêmaco Borba, Gabriel Pinto, Gabriel Tulio, Igor Ike e Pedro Bilibio, de Irati, Guilherme Guerra e Rafael Novaes, do Campus Curitiba, e Lucas Castro, do Campus Capanema. Os reservas são Kaio Cavalari, de Londrina, e Yuri Figueiredo, do Campus Telêmaco Borba.

Em Paranavaí, nos dias 1º e 2 de agosto, foi realizada a oficina de Futebol de Salão Masculino. Os treinamentos foram conduzidos pelo professor Roberto Teixeira Alves, tendo como participantes 12 alunos dos campi de Telêmaco Borba, Paranaguá e Paranavaí. No feminino, a oficina está acontecendo em todo o estado, sob organização do professor Edson Linczuk, que selecionou, por enquanto, duas meninas de Astorga, uma do Campus Colombo, quatro de Curitiba, uma de Ivaiporã e uma do Campus Paranaguá.

No dia 25 de maio, em Paranaguá, foi realizada a seletiva de Xadrez, selecionando atletas para o JIFSul. No Tênis de Mesa foi utilizado o critério técnico e a experiência dos atletas em competições estaduais e nacionais. Será mantida a equipe que já vem jogando há 3 anos esta modalidade. Quanto ao Atletismo, optou-se por avaliar os atletas pelo desempenho nas competições regionais do estado. No Voleibol de Praia irão para o JIFSul os atletas de Barracão e as atletas do Campus Pitanga.

Topo