Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Home » Observatório das Artes » Saiba mais sobre o Observatório das Artes

Saiba mais sobre o Observatório das Artes

Saiba mais sobre o Observatório das Artes do IFPR

O Projeto de Pesquisa “Arte e Cultura no IFPR: uma perspectiva de otimizar a aprendizagem e as relações humanas na Educação Profissional e Tecnológica”, sob a coordenação da servidora Luciana Milcarek (Campus Campo Largo), abrangendo os Eixos Tecnológicos de Desenvolvimento Educacional e Social, Produção Cultural e Design e Informação e Comunicação, envolvendo duas principais áreas do conhecimento, sendo: Linguística, Letras e Artes (Subárea: Artes), Ciências Humanas (Subárea: Educação / Especialidade: Tecnologia Educacional), visando resgatar  a promoção e concretização de atividades culturais e artísticas nos Campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Iniciou com necessidades de pesquisas teóricas, definições de metodologias e tomada de decisões nos encaminhamentos. Na fase de diagnóstico da realidade artística e cultural no âmbito institucional, foi realizado um mapeamento cultural, com a coleta de dados dos projetos de pesquisa e extensão realizados entre os anos de 2010 a 2017.

A primeira coleta de dados foi realizada pela extração de dados da  Plataforma Stela Experta, com arquivo gerado em 13/12/2016, sendo a última atualização dos CV-Lattes na Plataforma em 05/12/2016. Durante o ano de 2017, a coleta foi realizada, com utilização de Formulário Eletrônico disponibilizado para os professores de artes inserirem dados referentes aos projetos realizados, em seus respectivos campus. Em Junho de 2018, um novo formulário eletrônico foi compartilhado com os representantes dos NAC’s.

Em 03 de Agosto de 2018 foi realizado o lançamento oficial do Observatório das Artes  junto a comunidade acadêmica, o qual ficará sob  responsabilidade da Diretoria de Extensão, Arte e Cultura (DIEXT), na PROEPPI, conforme Portaria Reitor n.1082, de 25 de julho de 2018, com o intuito de viabilizar pesquisas, divulgação, informações e indicadores sobre as ações ligadas as Artes e cultura no IFPR.

Concepção de Arte e Cultura

Tanto Arte como Cultura são conceitos que sofrem mudanças constantemente, por esse motivo difíceis de defini-los, somente o conceito de Natureza seria mais complexo nos dias de hoje. É preciso muitas vezes definir um campo de onde falamos por exemplo a Antropologia ou a Estética para definir com maior proximidade esses termos.

No IFPR entendemos Arte e Cultura como campos do sensível e do humano. Áreas complementares do fazer e pensar humano aliado a tecnologias e ao trabalho. Cultura significa cultivo, cuidar, que é ativo, daquilo que cresce naturalmente, o termo sugere uma dialética entre o artificial e o natural, entre o que fazemos ao mundo e o que o mundo nos faz.

Na contemporaneidade as linguagens artísticas institucionalizadas são quatro: Artes Visuais, Teatro, Música e Dança, no entanto se ampliarmos o foco enxergaremos hibridismos permeando umas as outras, tais como a performance e o audiovisual. A formação estética dada pela mídia massifica as elaborações humanas, os espaços educacionais têm o papel de singularizar e valorizar as diferentes formas de produção e apropriação da Arte.

Colaboração : Prof.ª Katyuscia Sosnowski ( Campus Coronel Vivida)

Breve Descrição do Instituto Federal de Educação

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

A instituição foi criada em dezembro de 2008 através da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os 38 institutos federais hoje existentes no país. Com a Lei em vigor, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada no IFPR, que hoje possui autonomia administrativa e pedagógica.

Cerca de oito anos após ser instituído formalmente, o IFPR possui 25 campi espalhados pelo estado do Paraná e continua em expansão. Foram implantados Campus Avançados: unidades que prioritariamente ofertam ensino técnico, cursos de formação inicial e continuada e de Educação a Distância, atendendo as ações que integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Agradecimentos